Categorias Geografia

Política, Economia, Agricultura e Religião da Ásia Ocidental (Oriente Médio)

A Ásia Ocidental é a região do mundo também conhecida como Oriente Médio. Abriga cerca de 270 milhões de habitantes num território de 7 milhões de km².

O traço que melhor caracteriza o Oriente Médio é a religião. Embora seja o berço das três principais religiões monoteístas do mundo (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo), a região é predominantemente muçulmana. O islamismo é a religião de 90% do contingente populacional.

A região é composta por 17 países: Chipre, Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Líbano, Estado da Palestina, Omã, Qatar, Síria, Kuwait e Turquia.

O Oriente Médio vem sendo marcada por diversos conflitos. A origem dos mesmos vai da religião à geopolítica norte-americana. Na religião, mesmo a predominância do islamismo não é capaz de promover a unidade entre os povos da região, situação decorrente das diversas doutrinas dentro própria religião.

Quanto à geopolítica estadunidense, os conflitos estão relacionados à principal riqueza da região, onde estão localizadas 65% das jazidas de petróleo do mundo. A invasão do Iraque pelas forças da OTAN é um traço desse conflito motivado por razões econômicas. O foco do conflito em 2018 era a Síria, envolvendo interesses estadunidenses, russos e iranianos, provocando a emigração de mais de 5 milhões de sírios, refugiados em outros países.

A outra causa de conflito na região é a disputa entre Israel e Estado Islâmico por território. Uma situação que não tem prazo para se resolver.

Situação econômica e social

O único país considerado desenvolvido da região é Israel. Apesar do que possa parecer, a maior parte dos outros países possui IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de nações em desenvolvimento, sobretudo aqueles países que não se deixam contaminar pelos conflitos e possuem o setor de petróleo bem organizado. Na outra ponta, Egito, Palestina, Iraque, Síria e Iêmen apresentam a situação mais preocupante.

A agricultura na região é pouco desenvolvida, empregando pouca tecnologia, sendo mais voltada para a subsistência. Os conglomerados urbanos apresentam setor de serviços bastante diversificado.

A indústria, que tem Israel como protagonista, vem tomando impulso, com o crescimento do setor alimentício e do setor têxtil. Em Israel, a atividade industrial responde por 30% do PIB.

O maior desafio para a região é a superação dos conflitos e autonomia política com relação aos Estados Unidos, condições para que os países possam ter uma agenda de desenvolvimento pautada pelos interesses em comum, inclusive Israel, que sofre com a hostilidade da Síria e do Irã.

This post was last modified on 1 de abril de 2015 17:30

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024