Categorias Geografia

População: Distribuição, Estrutura, População Ativa e Inativa e IDH

A distribuição de uma população é uma equação que envolve duas variáveis: quantidade de pessoas e extensão geográfica.

São fatores que influenciam a distribuição da população: as características geográficas, as condições climáticas, fatores históricos, a distribuição da atividade econômica e dos recursos naturais ao longo de um determinado território.

No Brasil, por exemplo, a distribuição geográfica da população é irregular, com grande concentração nas regiões litorâneas e na Região Sudeste. Essa configuração é produto de diversos fatores, dentre os quais o modelo de povoamento adotado na colonização portuguesa, que fixou os recursos humanos ao longo do litoral.

O grande povoamento da região sudeste, por exemplo, tem grande influência de fatores históricos, como o ciclo da mineração a partir do século XVII e o estabelecimento da capital no Rio de Janeiro.

Por outro lado, o desenvolvimento econômico e as oportunidades de emprego fizeram com que grandes contingentes populacionais se deslocassem para a região.

Estrutura

A estrutura da população é o produto do conjunto de características que a diferenciam das demais realidades. Entre os fatores que compõem a estrutura populacional estão participação por faixa de renda, idade, sexo, cor, credo, formação, etc…

A pirâmide etária, de formação e de renda são indicadores da estrutura populacional, servindo de parâmetro para compreensão da sociedade e orientação a políticas públicas.

A população ativa é aquela formada pelas pessoas que trabalham ou estão em busca de trabalho. A população inativa é aquela que, por alguma razão, não trabalham e não estão procurando colocação.

IDH

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um indicador criado em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O propósito da criação desse indicador é aferir o nível de distribuição de bem estar social entre as diversas populações. São pontuações atribuídas às variáveis do IDH, que ficam entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, pior é o coeficiente de desenvolvimento humano daquela população.

Em 2017, o país com o melhor IDH foi a Noruega (0,949), seguida da Austrália (0,939), da Suíça (0,939) e da Alemanha (0,926). O pior IDH foi o da República Centro Africana (0,352).

This post was last modified on 2 de abril de 2015 17:00

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024