Categorias Geografia

Renda per capita dos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América constituem o país mais desenvolvido economicamente do mundo. A constatação dessa situação privilegiada da economia norte-americana pode ser feita levando-se em conta o seu Produto Interno Bruto que é de cerca de 9 trilhões de dólares anuais ou seu PIR per capita, que alcança os 30 mil dólares mensais. Mais ainda que isso, o papel do dólar como moeda mundial, o grande número de empresas multinacionais desta nacionalidade ou sua preponderância nas áreas de alta tecnologia são evidencias de peso dessa economia nacional no cenário internacional. A origem de tal sucesso econômico tem duas vertentes diferentes e complementares: os fatores internos que contribuíram para a formação da base econômica dos Estados Unidos e a conjuntura externa que os levou a uma posição de líderes da economia capitalista internacional.

A formação da economia dos Estados Unidos

Os Estados Unidos formaram-se a partir da independência das treze colônias inglesas na América do Norte. Essas colônias foram formadas a partir do século XVI, e receberam imigrantes vindos do Reino Unido e de outras áreas da Europa e ocupavam apenas a costa leste do atual território norte-americano. Diz-se que a colonização que se estabelecera ali fora de povoamento, em contraste com a que ocorrera na América Latina, a de exploração. Na realidade não havia dois tipos de colonização empregados pelas potências europeias no restante do mundo, a intenção desses países era simplesmente a de expandir seus domínios. No entanto, na colonização feita nessa região acabou criando condições diferentes da que se realizara no restante da América.

Uma grande parte dos imigrantes britânicos vindos para a América estava fugindo de um regime absolutistas no qual eram oprimidos por diferenças religiosas em relação ao rei. Entre os séculos XVI e XVII, houve uma série de disputas religiosas entre protestantes e católicos, que acabou confirmando a força da igreja anglicana, criada pelo rei Henrique XVIII. Enquanto permanecia a indefinição na posição religiosa do Reino Unido, uma parte dos protestantes, os puritanos, começou a fugir para a América. Essa situação acabou favorecendo a constituição de uma população na América do Norte intencionada em formar uma outra sociedade, com outros valores, diferentes daqueles que os fizeram deixar a Europa.

A religião protestante, surgida a partir da reforma da igreja católica no século XVI, traz consigo valores que foram fundamentais para o desenvolvimento do capitalismo na Europa e influenciaram bastante o surgimento deste modelo econômico nos Estados Unidos. As principais mudanças do protestantismo em relação ao catolicismo, foram a valorização do trabalho, o pensamento racionalista e o individualismo. Este último caracterizado pela ideia de que a melhoria da vida material é um sinal da predeterminação divina.

Desta maneira, o primeiro fator que contribuiu para a formação da economia norte-americana foi o caráter cultural daquele povo. É evidente que isso não determinou sua posição de país mais desenvolvido no mundo atualmente, mas ajudou na constituição de uma ideologia que valorizava o crescimento do mercado interno e não a simples submissão às vontades da metrópole europeia.

De potência regional a líder mundial

Até a Primeira Guerra Mundial, os grandes líderes mundiais eram os europeus. A situação se alterou de maneira drástica com as duas guerras mundiais.

Os Estados Unidos participaram das duas grandes guerras, juntamente com a maior parte dos países europeus, no entanto, as batalhas estavam bem longe do seu território. O palco das guerras foi a Europa, e no caso da Segunda Guerra, também o extremo Oriente. Assim sendo, enquanto os países europeus perdiam suas fábricas, tinham sua economia paralisada pelos esforços da guerra ou por problemas no fornecimento de matérias-primas, os Estados Unidos aceleravam o crescimento de sua produção industrial. Esse processo transformou os americanos nos maiores credores mundiais, no ano de 1945.

As duas guerras mundiais acabaram com a hegemonia europeia e lançaram os Estados Unidos na posição de único país capitalista capaz de liderar uma retomada do crescimento econômico mundial. Nesse contexto, foi realizada a Bretton Woods, no ano de 1944, na qual se criaram o FMI e o Banco Mundial, organismos que serviram para efetivar a política do padrão dólar/ouro. O dólar passou a ser a moeda internacional a partir de sua vinculação ao ouro em uma paridade fixa de US$ 35,00 para cada onça de ouro.

O padrão dólar/ouro e o Plano Marshall confirmaram os Estados Unidos como os líderes do bloco capitalista no pós-guerra. Unindo-se a esta perspectiva econômica, concretizava-se também para os norte-americanos a posição de líderes militares no combate à expansão socialista. Resumindo a história, podemos afirmar que a posição de maior potência mundial para os Estados Unidos se construiu a partir da união entre a disputa militar com a União Soviética e a confirmação do dólar como moeda mundial. Essa situação favoreceu imensamente as grandes empresas americanas, que passaram a distribuir por todo o mundo, liderando o processo de criação de multinacionais.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023