Categorias História

Império Chinês

Os primeiros europeus a terem contanto mais estreitos com a China foram os portugueses. Com as Grandes Navegações, os lusitanos chegaram até o oriente e, na China, conseguiram permissão para atuar comercialmente em alguns portos. No entanto, o governo chinês impunha grandes restrições ao que poderia ser comercializado dentro do império. A partir do século XVIII, os ingleses começaram a ficar cada vez mais descontentes com o fechamento do mercado chinês, já que acabavam comprando diversos produtos chineses, como chá, seda e porcelana, sem vender nada a eles.

No século XIX, comerciantes ingleses passaram a comercializar ópio, uma droga que na época era produzida na Índia, na China, que teve grande aceitação entre a população e, principalmente, dentro da elite. Ao tentar proibir o comércio deste produto dentro do império, os chineses entraram em uma guerra com a Inglaterra, na qual a derrota lhes custou a entrega do porto de Hong Kong e a abertura de outros tantos aos produtos ingleses.

A ação imperialista dos europeus desestabilizou o regime imperial na China, gerando grandes crises políticas entre o final do século XIX e o imediato pós Segunda Guerra Mundial. Além dos europeus, os japoneses também atacaram a China, conquistando-lhe primeiramente, a região da Manchúria e durante a Segunda Guerra quase dois terços de seu território.

Com a fragilização do regime imperial chinês, surgiram no país dois grupos oposicionistas: o Kuomintang (Partido Nacionalista) e o PCC (Partido Comunista Chinês). Com a derrota do Japão pelos aliados na Segunda Guerra Mundial e sua consequente retirada, na China acentuou-se a disputa armada entre o Kuomintang, liderado por Chiang Kai-shek e o PCC, liderado por Mao Tse-Tung.

No ano de 1949, o PCC conquistou de maneira definitiva o poder, no que ficou conhecido como a Revolução Chinesa. Era fundada a República Popular da China, com regime republicano de orientação socialista, tendo como modelo inicial a União Soviética. Os nacionalistas do Kuomintang se refugiaram na ilha de Formosa, onde fundaram a China Nacionalista, conhecida como Taiwan.

As Comunas Populares

De início, o governo chinês montou uma estrutura econômica e política, aos moldes da URSS. O poder ficou nas mãos do PCC, único partido permitido. Toda a economia passou a ser dirigida pelo Estado. A agricultura passou a funcionar pelo sistema das cooperativas, que reuniam entre 100 e 200 famílias em fazendas nas quais trabalhavam a terra e entregavam parte da colheita ao estado. O setor industrial, principalmente as indústrias de base, ganhou especial atenção do governo que via a necessidade de industrializar o país.

O desenvolvimento industrial dependia diretamente do crescimento da produção agrícola, já que o dinheiro a ser investido na indústria sairia exatamente dos excedentes vindos do campo. Desta forma, no final da década de 50, Mao implementou um plano para ampliar a produção agrícola: as Comunas Populares.

Reuniram-se várias cooperativas em cada uma das comunas, nas quais se aboliu qualquer distinção ou hierarquia entre os camponeses, fossem elas de idade, gênero, habilidade ou ocupação. O sonho da igualdade total que prometia dar origem a camponeses livres das velhas tradições, prontos para o trabalho em favor do coletivo, se transformou no pesadelo da desestruturação quase que completa da produção agrícola chinesa. Durante alguns anos, a fome se espalhou pela China, morreram mais de 20 milhões de pessoas.

A década de 70

Desgastado com a ideia das Comunas Populares, Mao se rebelou contra a burocracia do partido. O líder chinês colocou a culpa da decadência econômica na permanência de tradições conservadoras entre os dirigentes, professores e funcionários públicos mais velhos. A solução seria obriga-los a abandonar suas tradições. Foi o que se tentou na Revolução Cultural, realizada por milhões de jovens liderados por Mao.

A década de 70, marca uma grande mudança na política chinesa. O enfraquecimento de Mao e seus seguidores abriu uma brecha no governo para a subida de Deng Xiaoping. Apesar de ter participado do processo revolucionário, Xiaoping estava afastado do poder por suas discordâncias em relação às Comunas Populares e à Revolução Cultural.

As mudanças impostas pelo novo governo puseram fim ao processo da Revolução Cultura e, a partir de 1970, deram origem ao sistema econômico que a China tem hoje: um socialismo de mercado. Foi restabelecida a produção familiar no campo, os investimentos governamentais passaram a se concentrar mais nas indústrias bélicas, químicas e de alta tecnologia. Além disso, foram criadas as Zonas Econômicas Especiais, a ZEE.

Nas ZEEs é permitida a instalação de fábricas privadas, inclusive multinacionais. Elas funcionam como enclaves capitalistas em meio a um mar de socialismo real. Têm como atrativo para as indústrias, a mão de obra numerosa e muito barata.

Com estas medidas, há anos a China é a economia que mais cresce no mundo, cerca de 10% ao ano. No entanto, a grande maioria de sua população ainda vive no campo em péssimas condições e existem denúncias de trabalho infantil e semi-escravo nas cidades.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023