Resumo da Energia Solar
Como a energia solar funciona e suas vantagens com relação a outros tipos de fontes de energia. A energia solar é renovável, limpa, não esgota e ainda pode ser usada como alternativa de energia elétrica em residências próprias.
A luz e o calor do sol podem ser utilizados como forma de energia para nossa sociedade. A chamada energia solar possibilita uma alternativa de obtenção de energia elétrica, através de tecnologias capazes de captar, transformar e distribuir a luz solar.
O sol é uma fonte renovável e não se esgota. A energia dos raios solares é uma alternativa de energia inacabável e sua agressão ao meio ambiente é menor, pois não polui já que é uma fonte limpa.
Para conseguir captar e utilizar a energia do sol, há duas maneiras principais:
• Fotovoltaica: quando a luz do sol toca nos painéis com células fotovoltaicas, ela se transforma em energia elétrica diretamente através do efeito fotovoltaico. O sol traz consigo uma energia chamada fótons que, absorvida pelas células, emitem elétrons em movimento gerando a eletricidade. Essa energia pode ser usada imediatamente ou ficar armazenada em baterias para eventual uso.
• Painéis de silício: um dos elementos em maior quantidade na natureza, são os mais utilizados.
• Térmica: os raios solares são captados a partir de coletores solares que, com o calor solar, aquecem a água para assim serem usados no aquecimento de ambientes e águas de hotéis, residências ou até em processos industriais.
Tipos de energias, suas vantagens e desvantagens com relação a energia do sol
A energia elétrica faz parte da vida e movimenta o mundo. Sem ela, muitas empresas não se sustentariam. Algumas talvez nem existissem. As pessoas não ficariam conectadas o tempo todo. As casas dariam mais trabalho aos seus donos com os afazeres domésticos e necessidades básicas do dia a dia. A comunicação seria mais difícil e menos cômoda. Assim como o transporte.
No mundo há diversas formas de se obter energia: eólica, nuclear, hidrelétrica, solar, etc.
Como já dito, a energia solar é renovável, limpa e sem esgotamento – uma de suas maiores vantagens. Além disso, ela não precisa contar com a ajuda de turbinas ou geradores. A localização dos painéis e coletores de luz solar podem ser inseridos até mesmo em residências. Sua desvantagem é o alto custo.
Veja abaixo outras energias consideradas principais e compare com a energia solar.
•Eólica: produzida a partir da força dos ventos que movimentam aerogeradores conectados a turbinas para gerar energia.
É necessário a escolha certa dos locais em que os aerogeradores serão instalados, pois é necessário ventos constantes e fortes. Também é uma fonte limpa e renovável.
•Nuclear: feita através da liberação de energia que a divisão de núcleo de átomos pesados proporciona. É preciso um turbogerador em movimento para gerar a energia.
Esse tipo de produção ajuda no combate ao efeito estufa. Porém, pode ser perigoso ao meio ambiente e à saúde. Há ocorrências de acidentes e falta de segurança, uma vez que a retirada dos núcleos libera resíduos radioativos altamente prejudiciais. A criação de bombas atômicas também é feita a partir dessa reação nuclear.
•Hidrelétrica: obtida pela força das águas em movimento nas usinas hidrelétricas. É necessário construção de barragens, reservatório e ajuda de turbinas. A queda das águas nas turbinas gera movimento e energia mecânica. Esta, passa por um gerador de eletricidade que irá produzir a energia elétrica.
Sua maior desvantagem é a possibilidade de perdas de ambientes naturais e retirada de moradores locais, podendo causar também alagamento em grandes áreas. Porém, é considerada uma energia limpa.
Energia solar como alternativas diferenciadas
A energia solar é uma das formas de energia mais confiáveis e que ganha certa vantagem com relação a outros tipos de energias.
Mesmo tendo custos considerados altos, o uso da energia em residências pode ser uma boa alternativa de diminuir gastos com a conta de luz, diminuir o consumo e até ajudar na preservação do meio ambiente. É necessário saber qual a finalidade da instalação dos sistemas, sendo para geração de energia elétrica ou aquecimento. A localização dos painéis e coletores da luz do sol devem ficar em locais estratégicos e bem posicionados, para obter melhor rendimento e captação dos raios solares.
Em Israel, no Oriente Médio, existe um alto índice de residências que já utilizam a energia do sol. Alemanha, Estados Unidos e Japão também são grandes adeptos.
Um marco histórico para esse tipo de energia foi a construção de uma aeronave movida apenas com a energia proveniente do sol, alimentada com mais de 15 mil placas solares. Seu primeiro destino bem sucedido foi em 9 de março de 2015 saindo de Abu Dhabi, Emirados Árabes, para Mascate, em Omã.
A preocupação com a sustentabilidade move ideias e deve estar sempre em alerta para a utilização de fontes renováveis e limpas, como a energia do sol, ajudando a evoluir o mundo e preservar a natureza.