Categorias Geografia

Resumo sobre a República da Letônia

A República da Letônia (ou apenas Letônia), é um país europeu, sendo um dos três países bálticos, que além da Letônia, também compreendem a Estônia, com quem faz fronteira ao norte, e a Lituânia, com quem divide fronteiras no sul. Este país faz ainda fronteira com a Rússia e com a Bielorrússia ao sudeste, enquanto que tem litoral ao oeste, sendo banhada pelo Mar Báltico.

Sua capital é a cidade de Riga, em um território cuja área de florestas cobre cerca de 50% da área total do país. Enquanto uma ex-república soviética, a Letônia acaba por ser um país de independência muito jovem, atingindo a emancipação política apenas em 1990, quando o bloco comunista estava ruindo no Leste Europeu e no mundo, de forma geral. O domínio soviético sobre a república deixou uma herança étnica: quase um quarto da população é composto por cidadãos russos. Mais recentemente, em 2004, a Letônia conseguiu se filiar à União Europeia (UE), e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

História e Geografia

A História da Letônia e do povo letão é bastante antiga, e marcada por uma série de eventos pautados por conquistas e sofrimento. As primeiras habitações no território datam de cerca de 8.000 a.C. Os ancestrais do povo letão são as primitivas tribos bálticas que habitavam o local.

Durante a Idade Média, na Era Cristã, com a passagem do feudalismo para o capitalismo, a Letônia era tida como um importante entroncamento comercial, onde se desenvolveu uma pequena burguesia responsável pela venda de iguarias e outros insumos. Com o passar desta época, a Letônia foi ainda dominada pelos Cavaleiros Teutônicos e depois foi conquistada pelo Império Russo.

Durante o Século XX a Letônia chegou a experimentar um curto período de independência. De 1918 a 1934, o país se tornou a República Independente da Letônia, mas este período foi encerrado com o golpe de estado encabeçado por Karlis Ulmanis, que fechou o parlamento e fez com que o país mergulhasse em um regime ditatorial. Em 1940 o país foi anexado pela URSS e se tornou a República Socialista Soviética da Letônia, quando experimentou anos de execuções e outros tipos de abusos até sua independência definitiva em 1990 e posterior emancipação econômica que dura até atualidade.

No que diz respeito à geografia física do país, a Letônia fica localizada ao leste do Mar Báltico, posicionada a noroeste do bloco que se costuma chamar de Leste Europeu. O país possui um clima majoritariamente úmido, resultado da topografia do território letão, dos quais 98% das terras se localizam a mais de 200 metros de altitude.

A Letônia tem um território ocupado em quase metade por áreas florestais, cuja vegetação é composta majoritariamente por pinheiros. Outra característica interessante deste país é a presença de muitos pequenos rios e lagos. São mais de 12 mil rios, mas apenas 17 deles possuem mais de 90 km de extensão. Além dos rios, são mais ou menos 3 mil pequenos lagos. Os principais rios da Letônia são o Daugava, o Lielupe, o Gauja, o Venta e o Salaca. Apesar dos muitos rios, os demais recursos naturais da República da Letônia são escassos.

O clima deste país repleto de florestas mistas sarmáticas (segundo a WWF), tem um clima frio. São verões frescos e invernos bastante intensos. A temperatura máxima registrada na Letônia foi de 36,4°C, enquanto que a mínima foi de -43,1°C. São 64.589 km de área total no território letão.

Demografia e política

Em 2011, a população da República da Letônia era estimada em cerca de 2 milhões e 67 mil habitantes. Aproximadamente 62% da população é composta por habitantes letões, enquanto os russos ocupam em média 26% dos habitantes que vivem na Letônia. Outros povos, como os bielorrussos, os poloneses, os ucranianos e lituanos também fazem parte da população vivente do país. O idioma oficial do país é o letão, que faz parte das línguas bálticas indo-europeias. No entanto, a língua russa também é bastante falada no país, até mesmo pelos próprios habitantes letões.

A maior parte dos letões é cristã, dos quais 34% são luteranos, 24% católicos e 17% ortodoxos. Os demais habitantes são de outras vertentes religiosas ou ainda não possuem religião alguma. As maiores e mais populosas cidades da Letônia são Riga (capital federal), Daugavpils, Liepaja, Jelgava, Jurmala, Ventspils, Rezenke, Valmiera, Jekabpils e Ogre, em ordem decrescente.

O país possui apenas uma câmara legislativa, chamada de Saeima, onde trabalham 100 parlamentares. O país é comandado pelo primeiro-ministro, enquanto o presidente da república realiza um trabalho apenas cerimonial e simbólico como chefe de Estado. A questão étnica sempre foi incerta no país, e foi pautada por discussões ao longo do último século na câmara e no gabinete do ministro. Apenas em 1991 o parlamento aprovou as leis que garantiam a completa igualdade entre etnias, proibindo ainda qualquer tipo de preconceito ou descriminação baseadas por desigualdade étnica.

This post was last modified on 24 de março de 2017 17:02

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023