Categorias Geografia

Resumo sobre Iugoslavia

A Iugoslávia é um país localizado na região sul da Europa e desde a sua formação sempre foi marcada por conflitos. Seu nome oficial é República Federal da Iugoslávia, a capital é Belgrado e o sistema de governo é o parlamentarista.

O idioma oficial falado no país foi o sérvio, mas vale ressaltar que lá conviveram sérvios, húngaros, albaneses, montenegrinos e outros povos. Essa diversificação é produto do próprio surgimento da nação.

Você vai conferir a seguir um resumo sobre Iugoslávia, abrangendo o nascimento desse império e um dos momentos mais importantes que ele viveu, quando foi desagregado. Prepare-se para conhecê-lo!

Resumo sobre Iugoslávia: formação

O surgimento da República Federal da Iugoslávia no mapa deve-se a um dos maiores confrontos que a humanidade já presenciou: a Primeira Guerra Mundial, mas com antecedentes muito mais distantes do que isso.

Desde o século XV, mais precisamente 1463, a Sérvia era dominada pelo Império Otomano e só começou a ter a sua autonomia no século XIX, sendo declarada independente em 1882, graças ao apoio de outros países da Europa. Então, em 1912 e 1913, a Sérvia uniu-se a Montenegro e os dois países começaram a travar batalhas contra os turcos, inclusive, conquistando diversos territórios pertencentes àquele país.

Em 1914, acontece um marco da história que ficou considerado como o estopim Primeira Grande Guerra: o assassinato do arquiduque de Sarajevo (capital da Bósnia), Francisco Ferdinando, que era herdeiro do trono Austro-Húngaro. Quem o matou foi Gravilo Princip, pertencente de um grupo terrorista que tinha como objetivo a criação da “Grande Sérvia”, ou seja, a expansão das fronteiras do país.

Com o assassinato, o império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia, como represália e vingança e ainda contando com o apoio da Alemanha e do Império Otomano (que também não tinha uma boa relação com a Sérvia, como vimos no início).

Alemanha, Império Otomano e Austro-Húngaro formavam a Tríplice Aliança, declarando guerra à Sérvia, amparada pela França, Reino Unido e Império Russo, sendo que essa última coligação saiu vitoriosa após quatro anos de conflito, que terminaram em 1918.

Após a Primeira Guerra, formou-se o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que reunia todos os territórios eslavos do sul da Europa, ou seja, Sérvia, Kosovo, Voivodina, Montenegro, Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia. Os povos que habitavam todas essas regiões, antes separadas, eram de maioria eslava, portanto falavam línguas eslavas. O maior aspecto em que eles se diferenciavam era na religião.

No ano de 1929, Alexandre, então rei do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos mudou o nome do território para Reino da Iugoslávia, que significava “terra dos eslavos do sul”.

Na Segunda Guerra Mundial, as tropas nazifascistas invadiram a Iugoslávia impondo seus regimes e recebendo forte oposição de movimentos comunistas de guerrilha. Josip Tito era um croata que liderava esses guerrilheiros e conseguiu libertar o país das forças de Hitler e Mussolini, instaurando a República Socialista Federativa da Iugoslávia, que reunia a Sérvia, Montenegro, Macedônia, Bósnia, Croácia e Eslovênia.

Tito ficou governando a Iugoslávia e não fazia questão de respeitar as determinações de Moscou, o que teve como consequência o rompimento daquela República com a URSS.

Mesmo tendo um regime socialista, durante a Guerra Fria, a Iugoslávia não se alinhou a nenhum dos lados e acabou ficando com os ditos países de Terceiro Mundo, ou seja, que não compactuavam nem com EUA e nem com URSS. Mais tarde, a Iugoslávia acabou retomando a relação com a URSS, mas mesmo assim, Tito sempre fez questão de preservar a autonomia geopolítica.

Resumo sobre Iugoslávia: desintegração

Essa etapa começa quando as repúblicas que formavam a grande Iugoslávia começam a desejar independência e democracia. Eslovênia e Croácia foram as primeiras a declarar sua independência em 1991, seguidas pelas Macedônia e Bósnia Herzegovina. No último caso, houve um grande conflito, porque um governante muçulmano assumiu um país de maioria cristã-ortodoxa. A situação perdurou até 1995 e ficou marcada pela grande quantidade de mortes.

A União Europeia reconheceu a independência dessas nações em 1992 e no restante do território iugoslavo formou-se a República Federal da Iugoslávia.

Mais tarde, Kosovo também conquistou a sua independência e foi administrado pela ONU, como resultado de um processo muito violento (o exército iugoslavo reagiu à tentativa de Kosovo se tornar independente). Depois, Sérvia e Montenegro também se desmembraram e, em 2006, oficialmente a Iugoslávia deixa de existir.

Percebemos aqui um país que teve uma trajetória curta quando comparado com outros, no entanto, intensa, cheia de conflitos e violência. Enquanto existiu, não há um longo período da história da Iugoslávia onde possamos dizer que a população pode viver tranquilamente e em paz.

Do que antes era a Iugoslávia, resultaram os seguintes países: Croácia, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, República da Macedônia, Sérvia e Montenegro (que se tornaram duas nações separadas em 2006) e Kosovo, cuja independência nunca foi reconhecida pela Sérvia.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024