Resumo sobre o Oriente Médio


O Oriente Médio está localizado, geograficamente, na porção a oeste da Ásia, sendo esta conhecida como Ásia Ocidental. Seu território conta com um total de 6,8 milhões de km² e abriga aproximadamente 260 milhões de indivíduos.

Resumo sobre o Oriente Médio

O Oriente Médio é composto por 18 países, sendo eles: Afeganistão, Bahrain, Iêmen, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Jordânia, Omã, Irã, Jordânia, Palestina, Chipre, Líbano, Turquia, Egito, Catar, Arábia Saudita Israel e Síria.

Como você deve ter notado, alguns destes países não são asiáticos – como é o caso do Egito, localizado na África, e da Turquia, que possui uma parte de seu território em continente europeu. Além disso, o Paquistão é um país ‘dividido’, já que uma parte dele integra a Ásia Central, outra, o Subcontinente Indiano e apenas uma área bem pequena dele faz parte do Oriente Médio. A seguir, confira um resumo sobre o Oriente Médio.

Principais aspectos sobre o Oriente Médio

Clima

O clima do Oriente Médio é predominantemente semiárido e árido – o que se dá principalmente por conta de seus dois desertos. Em áreas de clima árido a paisagem é formada por espécies xerófilas, enquanto as áreas semiáridas contam com pradarias e estepes.
Na pequena parte litorânea do Oriente Médio, marcada por pequenas e igualmente curtas faixas de terra, o clima é mais úmido – o que ocorre graças à concentração de formações vegetais, como é o caso dos arbustos, por exemplo.

Demografia

O Oriente Médio é uma das áreas com maior diversidade étnica de todo o mundo – sendo ela composta por várias religiões e culturas. A etnia predominante, por sua vez, é a árabe – não são árabes apenas Israel, Chipre, Turquia e Irã.

Apesar da predominância dos árabes, a região também é formada por turcos, judeus, persas e curdos. Os países com maior densidade demográfica são Turquia e Irã, que juntos, representam mais do que a metade da população do Oriente Médio: 140 milhões de indivíduos. Isso ocorre uma vez que outros países são demasiadamente pequenos, como é o caso dos Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã, Bahrein e Kuwait – juntos, eles não chegam a 8 milhões de habitantes.

Religião

Apesar da variedade de etnias, a grande maioria da população é predominantemente muçulmana (algo como 238 milhões de indivíduos ou 92% do total), pertencendo as seitas de xiita e sunita – recomendadas após a morte de Maomé, no ano de 632 depois de Cristo. Há ainda alguns grupos menores de muçulmanos, como os alauítas e drusos.

Algo como 14 milhões de indivíduos são cristãos de igrejas árabes (como as igrejas Maronita e Copta, que são conhecidas como as mais antigas igrejas cristãs do mundo) e outros 7 milhões são judeus – estes residem quase que exclusivamente em Israel.

Economia

Já no aspecto economia, devemos destacar que o principal produto responsável pela mesma nas nações do Oriente Médio é o petróleo. E a razão você já deve saber: nos dias de hoje, mais de 65% de toda a concentração de petróleo mundial está no Oriente Médio.

Outra atividade econômica de grande peso no Oriente Médio é a agropecuária, que nestes países, é realizada de modo bem tradicional (sem muitos aparatos tecnológicos). Não à toa, a atividade consegue incorporar algo como 40% de toda a PEA (população economicamente ativa) do Oriente Médio.

O turismo também vem colhendo ótimos frutos nas últimas décadas, quando o Oriente Médio se tornou mais ‘aberto’ para receber estrangeiros. Países como a Turquia, Egito, Emirados Árabes Unidos e Israel recebem, juntos, mais de 3 milhões de turistas todos os anos.

Política

A instabilidade da política é cada vez mais agravada, sendo ela um resultado do fundamentalismo islâmico – que prevê o fim do Estado Laico e das relações do Oriente Médio com o resto do mundo (ou melhor, com o mundo ocidental).

O Irã pode facilmente exemplificar essa situação. Atualmente o país conta com regime político teocrático que limite a atuação dos meios de comunicação (ferindo a liberdade de imprensa) e não atende com as exigências internacionais de controle de energia nuclear, respeito aos direitos humanos e liberdade de expressão.

Características gerais Oriente Médio

Já algumas características gerais sobre o Oriente Médio são as seguintes:

  • O IDH (Índice de desenvolvimento humano) da maioria dos países do Oriente Médio são médio e alto;
  • O Oriente Médio é considerado o ‘berço’ das 3 principais e maiores religiões monoteístas (que creem em apenas um Deus) de todo o mundo: o judaísmo, cristianismo e islamismo.
  • O Oriente Médio é delimitado pelo Mar Mediterrâneo e Vermelho (Oeste), Mar Arábico (Sul), e pelos Mares Cáspio e Negro ao Norte;
  • Já os rios que se destacam no Oriente Médio são: Rio Tigre (que passa pela Síria, Iraque e Turquia), Rio Nilo (no Egito), Rio Jordão (que passa pela Jordânia e Israel) e Rio Eufrates (entre a Síria e o Iraque).