Categorias Geografia

Resumo sobre o Oriente Médio

O Oriente Médio está localizado, geograficamente, na porção a oeste da Ásia, sendo esta conhecida como Ásia Ocidental. Seu território conta com um total de 6,8 milhões de km² e abriga aproximadamente 260 milhões de indivíduos.

O Oriente Médio é composto por 18 países, sendo eles: Afeganistão, Bahrain, Iêmen, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Jordânia, Omã, Irã, Jordânia, Palestina, Chipre, Líbano, Turquia, Egito, Catar, Arábia Saudita Israel e Síria.

Como você deve ter notado, alguns destes países não são asiáticos – como é o caso do Egito, localizado na África, e da Turquia, que possui uma parte de seu território em continente europeu. Além disso, o Paquistão é um país ‘dividido’, já que uma parte dele integra a Ásia Central, outra, o Subcontinente Indiano e apenas uma área bem pequena dele faz parte do Oriente Médio. A seguir, confira um resumo sobre o Oriente Médio.

Principais aspectos sobre o Oriente Médio

Clima

O clima do Oriente Médio é predominantemente semiárido e árido – o que se dá principalmente por conta de seus dois desertos. Em áreas de clima árido a paisagem é formada por espécies xerófilas, enquanto as áreas semiáridas contam com pradarias e estepes.
Na pequena parte litorânea do Oriente Médio, marcada por pequenas e igualmente curtas faixas de terra, o clima é mais úmido – o que ocorre graças à concentração de formações vegetais, como é o caso dos arbustos, por exemplo.

Demografia

O Oriente Médio é uma das áreas com maior diversidade étnica de todo o mundo – sendo ela composta por várias religiões e culturas. A etnia predominante, por sua vez, é a árabe – não são árabes apenas Israel, Chipre, Turquia e Irã.

Apesar da predominância dos árabes, a região também é formada por turcos, judeus, persas e curdos. Os países com maior densidade demográfica são Turquia e Irã, que juntos, representam mais do que a metade da população do Oriente Médio: 140 milhões de indivíduos. Isso ocorre uma vez que outros países são demasiadamente pequenos, como é o caso dos Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã, Bahrein e Kuwait – juntos, eles não chegam a 8 milhões de habitantes.

Religião

Apesar da variedade de etnias, a grande maioria da população é predominantemente muçulmana (algo como 238 milhões de indivíduos ou 92% do total), pertencendo as seitas de xiita e sunita – recomendadas após a morte de Maomé, no ano de 632 depois de Cristo. Há ainda alguns grupos menores de muçulmanos, como os alauítas e drusos.

Algo como 14 milhões de indivíduos são cristãos de igrejas árabes (como as igrejas Maronita e Copta, que são conhecidas como as mais antigas igrejas cristãs do mundo) e outros 7 milhões são judeus – estes residem quase que exclusivamente em Israel.

Economia

Já no aspecto economia, devemos destacar que o principal produto responsável pela mesma nas nações do Oriente Médio é o petróleo. E a razão você já deve saber: nos dias de hoje, mais de 65% de toda a concentração de petróleo mundial está no Oriente Médio.

Outra atividade econômica de grande peso no Oriente Médio é a agropecuária, que nestes países, é realizada de modo bem tradicional (sem muitos aparatos tecnológicos). Não à toa, a atividade consegue incorporar algo como 40% de toda a PEA (população economicamente ativa) do Oriente Médio.

O turismo também vem colhendo ótimos frutos nas últimas décadas, quando o Oriente Médio se tornou mais ‘aberto’ para receber estrangeiros. Países como a Turquia, Egito, Emirados Árabes Unidos e Israel recebem, juntos, mais de 3 milhões de turistas todos os anos.

Política

A instabilidade da política é cada vez mais agravada, sendo ela um resultado do fundamentalismo islâmico – que prevê o fim do Estado Laico e das relações do Oriente Médio com o resto do mundo (ou melhor, com o mundo ocidental).

O Irã pode facilmente exemplificar essa situação. Atualmente o país conta com regime político teocrático que limite a atuação dos meios de comunicação (ferindo a liberdade de imprensa) e não atende com as exigências internacionais de controle de energia nuclear, respeito aos direitos humanos e liberdade de expressão.

Características gerais Oriente Médio

Já algumas características gerais sobre o Oriente Médio são as seguintes:

  • O IDH (Índice de desenvolvimento humano) da maioria dos países do Oriente Médio são médio e alto;
  • O Oriente Médio é considerado o ‘berço’ das 3 principais e maiores religiões monoteístas (que creem em apenas um Deus) de todo o mundo: o judaísmo, cristianismo e islamismo.
  • O Oriente Médio é delimitado pelo Mar Mediterrâneo e Vermelho (Oeste), Mar Arábico (Sul), e pelos Mares Cáspio e Negro ao Norte;
  • Já os rios que se destacam no Oriente Médio são: Rio Tigre (que passa pela Síria, Iraque e Turquia), Rio Nilo (no Egito), Rio Jordão (que passa pela Jordânia e Israel) e Rio Eufrates (entre a Síria e o Iraque).

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024