Categorias Geografia

Resumo sobre o país Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país que surgiu no ano de 1948, a partir da divisão da Antiga Coreia. A Coreia foi fragmentada considerando os diferentes interesses socioeconômicos e políticos da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e dos Estados Unidos.

A divisão da Coreia levou ao surgimento da República da Coreia (conhecida como Coreia do Sul) e da República Democrática Popular da Coreia (Coreia do Norte). Neste artigo, conheça as principais características da Coreia do Norte.

História e principais aspectos da Coreia do Norte

A Coreia foi separada entre Coreia do Norte e Coreia do Sul em 1948, em meio à Conferência de Potsdam. A divisão ficou estabelecida no paralelo 38, entre Ptstan e Yalta. Nos dias de hoje, a Coreia do Sul é uma nação capitalista que recebe apoio dos Estados Unidos, enquanto a Coreia do Norte estabeleceu-se comunista, sendo por sua vez apoiada pelo regime da União Soviética.

A Coreia do Norte é um país asiático localizado ao Leste. Ele faz fronteira ao Sul com a Coreia do Sul, com a China a Oeste e com a Rússia a Nordeste. Além disso, a nação também é banhada pelo Oceano Pacífico.

O território norte-coreano está no Hemisfério Setentrional, ou seja, ao Norte quando em relação à Linha do Equador; e no Hemisfério Oriental, a Leste de Greenwich. Sendo assim, a região pertence à Zona Climática Intertropical.

Sobre o clima e topografia

O clima da Coreia do Norte é predominante continental. Sendo assim, todas as estações (verão, primavera, outono e inverno) do ano são bem demarcadas e definidas. Os invernos costumam ser rigorosos, assim como os verões extremamente chuvosos.

Já sobre a topografia, a Coreia do Norte está entre montanhas e colinas – o que faz com que algumas regiões tenham se tornado inabitáveis. O ponto mais alto do país está a 2.744 m de altitude e se chama Paektu-san (uma das montanhas que mais atraem turistas para a região).

Em relação à hidrografia, os principais rios da Coreia do Norte são o rio Yalu e o rio Tumen.

Economia

A economia da Coreia do Norte é moldada pela economia dos soviéticos. Neste sentido, ela mantém uma das relações comerciais internacionais mais restritas de todo o mundo.

Nos dias de hoje, a produção de alimentos não é o suficiente para suprir com a demanda do país, motivo pelo qual a Coreia do Norte recebe auxílio alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU). Antes de receber a ajuda, mais de dois milhões de norte-coreanos morreram vítimas de subnutrição. Tirando isso, a economia se baseia em dois grandes polos: agricultura mecanizada e indústria pesada.

Por outro lado, cabe destacar que a Coreia do Norte possui uma riqueza mineral sem igual: mais de 50% da concentração de magnésio, além de depósitos enormes de tungstênio, carvão, grafite e ferro estão na região.

Política

A Coreia do Norte faz parte dos poucos países comunistas com regime socialista.

Antes de assumir essa posição política, a Coreia era ocupada pelos japoneses. Quando o território se tornou ‘livre’, tanto os Estados Unidos como a União Soviética tentaram influenciá-lo, cada um com o seu regime político. O Sul da Coreia preferiu o capitalismo, enquanto o Norte se estabeleceu como comunista no ano de 1948.

Demais aspectos da Coreia do Norte

A seguir, confira os principais dados referentes à Coreia do Norte.

  • A Coreia do Norte é conhecida dessa forma apenas popularmente. Seu verdadeiro nome é: República Democrática Popular da Coreia;
  • Os indivíduos nascidos na Coreia do Norte são chamados de ‘norte-coreanos’;
  • A capital do país é a cidade de Pyongyang, que também é a maior cidade da nação;
  • A Coreia do Norte não conta com diversidade linguística ou étnica. Mais de 90% da população que vive no país nasceu lá e não tem contato com outro idioma. O idioma oficial, por sua vez, é o coreano;
  • O território total da Coreia do Norte é estimada em 120 mil quilômetros quadrados;
  • Já a população é de, em média, 24 milhões de habitantes de acordo com o último Censo;
  • A moeda norte-coreana é o ‘won norte-coreano’, aceita apenas no país.

Curiosidades sobre a Coreia do Norte

  • O país, como já vimos anteriormente, tem um dos regimes mais restritos de todo o mundo. Não à toa, seus moradores não podem nem mesmo utilizar telefones celulares;
  • Os habitantes da Coreia do Norte também não podem acessar uma grande variedade de sites e páginas na internet, como é o caso de redes sociais populares (assim como o Facebook, por exemplo);
  • Além de ser um país não muito acessível para os turistas, os que conseguem entrar no país não podem fotografar monumentos, prédios governamentais e até mesmo eventuais práticas vistas nas ruas. Eles não só têm as câmeras confiscadas, como podem até mesmo ser presos por isso.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra "denegrir" provém do latim "denigrare". Desmembrando esse termo, temos: "de-", um prefixo que…

1 de novembro de 2023