Resumo sobre o país Estônia
Esse é um resumo sobre a Estônia, um dos três países bálticos, localizada no nordeste da Europa, na costa leste do mar Báltico, ao lado da Lituânia e da Letônia. A Estônia faz fronteira com a Rússia a leste, com a Letônia ao sul, com o mar Báltico a oeste e com o golfo da Finlândia ao norte. O país possui um pouco mais de 1,3 milhão de habitantes.
A capital da Estônia é a cidade de Tallinn, que fica na região de Harju. Com 400 mil habitantes, é a cidade mais populosa do país. O país tem uma área de 45 mil quilômetros quadrados, sendo maior que Dinamarca e a Suíça. No entanto, se formos comparar ao território brasileiro, a Estônia possui aproximadamente o tamanho do estado do Espirito Santo.
A língua falada na região é o estoniano. No entanto, muitos cidadãos, principalmente os mais velhos, são fluentes em russo, já que a língua foi ensinada compulsoriamente durante a ocupação soviética. Além disso, juntamente com a Finlândia, a Estônia é onde mais as pessoas falam idiomas fínicos.
O sistema de governo do país é a república parlamentarista. Portanto, as maiores autoridades são o presidente, o primeiro-ministro e o presidente do parlamento. O território é dividido em 15 regiões, cada uma com um governador. O governo nacional é o responsável por indicar o representante de cada região. São elas:
- Harju
- Lääne
- Saare
- Hiiu
- Lääne-Viru
- Tartu
- Ida-Viru
- Pärnu
- Valga
- Järva
- Põlva
- Viljandi
- Jõgeva
- Rapla
- Võru
A Estônia tem ligações culturais com países nórdicos. Até o século XIII, a região era um aglomerado de tribos que passaram pela cristianização. Ao longo do tempo, a região foi dominada por diversos povos: dinamarqueses, suecos, alemães e, mais recentemente, russos. Apenas em 1918 conseguiu se desligar definitivamente desses últimos. Mas em 1940, durante a expansão soviética, o país foi novamente tomado, e só garantiu a liberdade após o fim do comunismo na região, em 1992.
A etnia local corresponde a 70% da população da Estônia. O país também é composto por 25% de descendentes de russos, e os 5% restantes são pessoas de outras nacionalidades. Em relação à religião, uma pesquisa de 2009 apontou que os estonianos são o povo menos religioso do mundo. Somente 16% da população considerou que a religião desempenha um papel importante em sua vida.
Resumo sobre a Estônia: Geografia
A maior parte do território da Estônia está entre 75 e 100 metros acima do nível do mar. Seu ponto mais alto é o monte Munamägi, a 317 metros de altura. O rio Narva é seu o maior e mais importante rio, que nasce no Lago Peipus e cruza a fronteira do país com a Rússia. Além disso, existem quatro diferentes bacias que formam o território: Lago Peipus, Golfo da Finlândia, Golfo de Riga e Ilhas do Oeste da Estônia. Lá podem ser encontrados mais de 1,2 mil lagos, sendo o mais profundo o Rõuge Suurjärv, localizado na região de Võru, com 38 metros de profundidade.
A região tem solo considerado fértil, o que proporcionou o aparecimento de grandes florestas boreais (taigas). Isso contribui para uma das principais atividades econômicas do país, a extração de madeira. As grandes florestas são adequadas à sobrevivência de alguns animais típicos da região, como o lince euro-asiático, javali selvagem, ursos pardos, lobos e alces.
A Estônia também possui importantes parques para a preservação da fauna e flora. Alguns deles: Parque Nacional de Lahemaa, Parque Nacional de Sooma, Reserva de Pássaros da Baía de Käina e o Parque Nacional de Matsalu.
Resumo sobre a Estônia: Economia e qualidade de vida
A Estônia está na 30ª colocação no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com o número de 0,861. Trata-se de um índice bastante elevado pela proporção do país. A moeda utilizada no território é o Euro.
A expectativa de vida é de 67 anos para o sexo masculino e 78,1 anos para o sexo feminino. Os níveis de fertilidade são de 1,5 filhos por mulher, um índice até mesmo abaixo daquele que a Organização das Nações Unidas (ONU) quer impor na região, de dois filhos por mulher. Contudo, a taxa de morte de recém-nascidos é considerada muito baixa para os padrões internacionais, de 4,4 crianças a cada mil nascidos vivos.
Sobre o comércio, os principais produtos agrícolas produzidos no país são batata, leite, peixe e vegetais, e a indústria local possui força nos setores de engenharia, eletrônica, têxtil e telecomunicações. Quase dois terços dessa produção são exportados, sendo seu principal cliente a Finlândia, que compra máquinas, equipamento, madeira e produtos para a indústria elétrica.
Já em relação à importação, há três principais setores, que são quase ausentes no país: roupas, alimentos e aparelhos eletrônicos. Novamente, o grande parceiro da Estônia nesse segmento é a Finlândia, que abastece o vizinho com aproximadamente 20% dos produtos desse setor. Isso também se deve ao grande número de empresas finlandesas instaladas em território estoniano.