Categorias Geografia

Resumo sobre o país Venezuela

A República Bolivariana da Venezuela, ou simplesmente Venezuela como é mais conhecido e chamado, é um país que está localizado na América do Sul e que faz fronteira com o Brasil, Guiana e Colômbia além do mar do Caribe ao seu norte.

A Venezuela foi um dos territórios descobertos por Cristóvão Colombo ao longo de suas expedições de exploração pelo “Novo Mundo”. Em sua terceira viagem ao continente, no ano de 1498, o desbravador chegou à bacia do rio Orinoco, um dos mais importantes da América do Sul e que se origina em território venezuelano.

A origem do nome – Venezuela – tem a ver com a observação feita pelo espanhol Alonso Ojeda que percorreu todo o país e percebeu que os índios que ali viviam construíam suas casas e ocas sobre estacas, fazendo lembrar Veneza, na Itália.

A colonização, de fato, passou a ocorrer por volta de 1.515 e as terras passaram a ser exploradas com a utilização de mão de obra escrava africana após o século XVIII. Nesta época plantava-se, sobretudo, cacau e café para posterior comercialização na Europa.

Marcada por inúmeros conflitos, revoltas, ditaduras e também aproximações com outros países, a nação venezuelana cresceu e se fortificou. O antigo governo brasileiro, sob as ordens do PT, estabeleceu uma política que permitiu a ambos os países trabalhar conjuntamente em vários projetos. Veja mais dados e informações sobre esta nação latina neste resumo sobre a Venezuela.

Dados e estatísticas sobre a nação venezuelana

O território venezuelano tem cerca de 900 mil km2 e de acordo com o último senso, mais de 30 milhões de pessoas vivem pelo país. Sua capital é Caracas, com mais de 5 milhões de habitantes, e vale destacar que a nação é subdividida em 23 estados.

A origem do povo é uma mistura entre os europeus, principalmente os espanhóis que vieram para o país a fim de explorar a colonizar a região e os índios, habitantes locais que já estavam nessas terras há mais de 12 mil anos de acordo com fontes históricas.

A Venezuela tornou-se independente em 5 de julho de 1.811, época em que precisou enfrentar inúmeras batalhas para poder exercer sua verdadeira independência. O primeiro presidente do país foi José Antonio Páez Herrera que governou até 1.863. Atualmente o país é presidido pelo socialista Nicolás Maduro que já está no cargo há 3 anos.
A moeda venezuelana é o bolívar forte – ou bolívar fuerte – e, na data da elaboração deste resumo sobre a Venezuela, fevereiro de 2017, seu preço de compra era de R$ 0,3100 enquanto que o de venda R$ 0,3093. Em relação ao fuso horário, quando comparado ao Brasil, a nação venezuelana está há -1 hora.

A vegetação e o clima do país é bastante misto indo de temperaturas baixíssimas, como nos Andes, a mais elevadas, como na Amazônia, ao longo de sua extensão. Também é possível encontrar locais bem definidos no que diz respeito às duas estações mais extremas, ou seja, de seca e de muita chuva. O idioma oficial da nação é o espanhol – castellano – graças à colonização deste povo europeu. Tratando-se de religião e espiritualidade, vale destacar que o povo venezuelano é, sobretudo, católico, sendo que um recente senso apontou que cerca de 92% da população professam essa fé. No que diz respeito à economia do país, basicamente ela se divide em quatro grandes grupos:

• Agricultura: Extremamente férteis e produtivas, as terras venezuelanas produzem cana de açúcar, laranja, banana, mandioca, arroz, milho, abacaxi entre outros;
• Indústria: Entre os maiores destaques do setor de indústria do país estão as metalúrgicas, o refino de petróleo, a siderúrgica e química;
• Mineração: Tratando-se de mineração o petróleo é a maior fonte mineral da nação, porém também vale destacar que existe exportação de gás natural no país além de mineração de ouro, bauxita, diamante e outros minérios; e
• Pecuária: Como as regiões são predominadas por suínos, aves e bovinos, o país também tem uma de suas fontes na pecuária.

O PIB do país, em 2013, era de 438 bilhões de dólares e a renda per capita de 14,414,75 USD ultrapassando o Brasil e outros países da América.

O petróleo venezuelano

A jazida de petróleo nas terras venezuelanas é um dos maiores instigadores de sua economia. Considerado como um dos principais produtores mundiais neste tipo de combustível, a Venezuela foi uma das nações a idealizar a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo – a Opep.

Atualmente estima-se que cerca de 75% do petróleo do mundo todo esteja associado a este cartel que abastece a 40% do mercado. Os países que junto com a Venezuela fazem parte deste grupo são: Angola, Argélia, Líbia, Nigéria, Gabão, Equador, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão, Iraque, Kuwait, Catar e Indonésia.
Gostou deste resumo sobre a Venezuela? Então aproveite para conhecer outros resumos sobre os mais diversos assuntos em nosso site!

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024