Categorias Geografia

Resumo Texas

Neste resumo, iremos falar sobre a história de um dos maiores estados norte-americanos, sua importância para os Estados Unidos da América e suas características.

História do Texas

A região onde hoje se encontra o Texas tem sido ocupada desde meados de 10.000 antes de Cristo, mas foi a partir do século XVI que seu território começou a ser explorado. O resumo Texas começa nesse ponto.

Espanhóis foram os primeiros a descobrir a região, em busca de ouro e prata. Em 1528, foi realizada a primeira grande expedição e um mapeamento completo com a liderança de Álvar Núñes Cabeza de Vaca, feitos que duraram oito anos. Depois disso, os espanhóis passaram a enviar mais e mais expedições, até que alguns assentamentos espanhóis permanentes foram implementados em 1682.

Pouco depois, o francês René-Robert Cavelier estava na mesma região procurando por riquezas e até mesmo estabelecendo seu próprio assentamento francês no interior do estado. Esse grupo de franceses acabou sendo dizimado por indígenas e pelas tempestades, mas sua presença alarmou os espanhóis para que eles fincassem ainda mais sua permanência por lá. Então, em 1718, foi construído o forte de San Antonio de Bexar, mais tarde conhecido como The Alamo, como proteção para a vila de San Antonio de Valero. Em 1772, essa vila se tornou a capital da então colônia espanhola do Texas.

Em 1821, com o México conquistando a independência da Espanha, o Texas passou a ficar sob domínio mexicano, ao mesmo tempo em que ocorria a expansão dos Estados Unidos. Colonos americanos buscaram se estabelecer no Texas e tiveram a permissão do México por alguns anos, até que chegaram a aproximadamente 30 mil americanos em território texano no início da década de 1830. Então, o governo mexicano proibiu a imigração americana e, em 1835, foi desencadeada a Revolução do Texas.

Após uma sucessão de lutas entre rebeldes e forças do ditador mexicano Antonio López de Santa Anna, Texas se afirmou como uma república independente. Austin foi escolhida como a capital oficial do novo país e Sam Houston como presidente, e Texas existiu dessa forma por quase dez anos, até ser voluntariamente anexado pelos Estados Unidos.

Foi em 29 de dezembro de 1845 que o Texas se tornou, oficialmente, o 28° estado americano. A anexação motivou o México a cortar relações com os Estados Unidos e iniciar uma guerra, que durou por dois anos e acabou com os americanos recebendo uma grande área do território mexicano. Muitas dessas áreas foram reivindicadas pelo Texas, que passou os próximos anos de forma próspera, até a chegada da Guerra Civil Americana.

Separado da União, o Texas colaborou na guerra com matéria-prima e soldados contra os nortistas. Após o término dos conflitos, o Texas foi governado por militares até sua reintegração aos Estados Unidos em 1870.

A partir daí, o estado passou a crescer, tanto em população como em valor para os americanos. Sua identidade cultural se definiu, com os cowboys se popularizando devido à herança mexicana e aos constantes ataques indígenas. A economia do Texas passou de agrária a industrial a partir de 1901, com a descoberta de petróleo. Sua importância para os Estados Unidos cresceu enormemente com a Primeira Guerra Mundial, com a matéria-prima texana sendo a base dos reforços para o exército americano. Na Segunda Guerra Mundial, o estado também se mostrou de vital importância, com o treinamento de mais de um milhão de soldados em território texano.

Nas décadas de 1950 e 1960, o Texas passou por um grande problema de segregação racial, com seus sistemas de educação tendo de ser gradualmente integrados para incluir alunos brancos e negros. Na década seguinte, houve também uma forte imigração de mexicanos, o que aumentou significativamente a população do Texas.

Foi do Texas que saíram dois dos mais conhecidos presidentes na história americana recente: George Bush e George Bush filho.

Características do Texas

  • O Texas faz fronteira com os estados de Oklahoma, Louisiana, Novo México e Arkansas, e com o México ao sul;
  • Possui uma área de 696 241 km², sendo o segundo maior estado americano;
  • Sua população é de 27,4 milhões de habitantes, sendo o segundo mais populoso estado americano;
  • Suas cidades principais são: Austin (capital), Houston, El Paso, Dallas, San Antonio, Odessa, Waco e San Angelo;
  • Entre suas principais atividades econômicas atuais, incluem-se: indústria, finanças, comércio e mineração;
  • O PIB do Texas é estimado em 1,4 trilhões de dólares;
  • O Texas apresenta climas diferentes em seu território: tropical no extremo sul e temperado ao norte;
  • A religião predominante entre os texanos é o cristianismo protestante;
  • O lema do estado é “amizade”, derivado da palavra indígena Tejas, que significa “amigos”;
  • Os esportes mais praticados no estado são rodeio e futebol americano.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024