Geografia,

Resumo Texas

Neste resumo, iremos falar sobre a história de um dos maiores estados norte-americanos, sua importância para os Estados Unidos da América e suas características.

História do Texas

A região onde hoje se encontra o Texas tem sido ocupada desde meados de 10.000 antes de Cristo, mas foi a partir do século XVI que seu território começou a ser explorado. O resumo Texas começa nesse ponto.

Espanhóis foram os primeiros a descobrir a região, em busca de ouro e prata. Em 1528, foi realizada a primeira grande expedição e um mapeamento completo com a liderança de Álvar Núñes Cabeza de Vaca, feitos que duraram oito anos. Depois disso, os espanhóis passaram a enviar mais e mais expedições, até que alguns assentamentos espanhóis permanentes foram implementados em 1682.

Pouco depois, o francês René-Robert Cavelier estava na mesma região procurando por riquezas e até mesmo estabelecendo seu próprio assentamento francês no interior do estado. Esse grupo de franceses acabou sendo dizimado por indígenas e pelas tempestades, mas sua presença alarmou os espanhóis para que eles fincassem ainda mais sua permanência por lá. Então, em 1718, foi construído o forte de San Antonio de Bexar, mais tarde conhecido como The Alamo, como proteção para a vila de San Antonio de Valero. Em 1772, essa vila se tornou a capital da então colônia espanhola do Texas.

Em 1821, com o México conquistando a independência da Espanha, o Texas passou a ficar sob domínio mexicano, ao mesmo tempo em que ocorria a expansão dos Estados Unidos. Colonos americanos buscaram se estabelecer no Texas e tiveram a permissão do México por alguns anos, até que chegaram a aproximadamente 30 mil americanos em território texano no início da década de 1830. Então, o governo mexicano proibiu a imigração americana e, em 1835, foi desencadeada a Revolução do Texas.

Após uma sucessão de lutas entre rebeldes e forças do ditador mexicano Antonio López de Santa Anna, Texas se afirmou como uma república independente. Austin foi escolhida como a capital oficial do novo país e Sam Houston como presidente, e Texas existiu dessa forma por quase dez anos, até ser voluntariamente anexado pelos Estados Unidos.

Foi em 29 de dezembro de 1845 que o Texas se tornou, oficialmente, o 28° estado americano. A anexação motivou o México a cortar relações com os Estados Unidos e iniciar uma guerra, que durou por dois anos e acabou com os americanos recebendo uma grande área do território mexicano. Muitas dessas áreas foram reivindicadas pelo Texas, que passou os próximos anos de forma próspera, até a chegada da Guerra Civil Americana.

Separado da União, o Texas colaborou na guerra com matéria-prima e soldados contra os nortistas. Após o término dos conflitos, o Texas foi governado por militares até sua reintegração aos Estados Unidos em 1870.

A partir daí, o estado passou a crescer, tanto em população como em valor para os americanos. Sua identidade cultural se definiu, com os cowboys se popularizando devido à herança mexicana e aos constantes ataques indígenas. A economia do Texas passou de agrária a industrial a partir de 1901, com a descoberta de petróleo. Sua importância para os Estados Unidos cresceu enormemente com a Primeira Guerra Mundial, com a matéria-prima texana sendo a base dos reforços para o exército americano. Na Segunda Guerra Mundial, o estado também se mostrou de vital importância, com o treinamento de mais de um milhão de soldados em território texano.

Nas décadas de 1950 e 1960, o Texas passou por um grande problema de segregação racial, com seus sistemas de educação tendo de ser gradualmente integrados para incluir alunos brancos e negros. Na década seguinte, houve também uma forte imigração de mexicanos, o que aumentou significativamente a população do Texas.

Foi do Texas que saíram dois dos mais conhecidos presidentes na história americana recente: George Bush e George Bush filho.

Características do Texas

• O Texas faz fronteira com os estados de Oklahoma, Louisiana, Novo México e Arkansas, e com o México ao sul;
  • Possui uma área de 696 241 km², sendo o segundo maior estado americano;
  • Sua população é de 27,4 milhões de habitantes, sendo o segundo mais populoso estado americano;
  • Suas cidades principais são: Austin (capital), Houston, El Paso, Dallas, San Antonio, Odessa, Waco e San Angelo;
  • Entre suas principais atividades econômicas atuais, incluem-se: indústria, finanças, comércio e mineração;
  • O PIB do Texas é estimado em 1,4 trilhões de dólares;
  • O Texas apresenta climas diferentes em seu território: tropical no extremo sul e temperado ao norte;
  • A religião predominante entre os texanos é o cristianismo protestante;
  • O lema do estado é “amizade”, derivado da palavra indígena Tejas, que significa “amigos”;
  • Os esportes mais praticados no estado são rodeio e futebol americano.