Categorias Geografia

Suíça

A Confederação Suíça é um país que ocupa um território montanhoso na região central da Europa, que não tem saída para o mar e divide fronteiras com: Áustria (Nordeste), Itália (Sul), Alemanha (Norte) e França (Noroeste e Oeste). O país europeu abriga muitas pessoas com origens francesa, italiana e alemã – fato esse que fez com que os idiomas dessas três nações tivessem espaço na Suíça.

Esse cruzamento entre diferentes culturas fez com que muitos suíços passassem a dominar diversos idiomas, sendo que as quatro línguas oficiais do país são: o alemão, o francês, o italiano e o romanche, esta última a menos recorrente. Essa mescla diferencia até mesmo o nome do país: Schweizerische Eidgenossenschaf (alemão), Confédération Suisse (francês), Confederazione Svizzera (italiano) e Confederaziun Svizra (romanche).

A moeda oficial é o franco suíço e, assim como em muitos outros países, a religião predominante lá é o cristianismo. A população do país suíço é de cerca de 7,7 milhões de habitantes, tendo uma densidade demográfica que equivale a 183,2 habitantes por km². Mais de 75% desse total está alocado na planície central.

A cidade de Zurique é a mais populosa, com 347.517 pessoas, seguida de Genebra, que abriga 178.722 habitantes. A capital da Suíça é a cidade de Berna, cuja área total é de 41.285 km² e tem população estimada em mais de 122 mil pessoas.

Um pouco da história suíça

Nos primórdios, o território hoje ocupado pela suíça era habitado por celtas helvécios e foi dominado pelos romanos do primeiro século a.C. ao século IV. O período marcou o momento em que a população alcançou um nível maior de civilização e passou a usufruir cada vez mais do comércio.

Quando o Império Romano entrou em declínio, tribos germânicas do norte e oeste invadiram a Suíça. Em 800, o país passou a integrar o império de Carlos Magno e depois o Sacro Império Romano. Apenas em 1499, os confederados suíços conseguiram sua independência formal para com o Sacro Império Romano.

A nação suíça, então, renunciou ao expansionismo e também à guerra, que ultrapassou as suas fronteiras somente no período em que Napoleão Bonaparte invadiu o país lá no século 19. Mais tarde, o Congresso de Viena de 1815 restabeleceu a confederação e a sua neutralidade.

A Suíça se industrializou de forma bem rápida e chegou a se transformar na segunda nação depois da Grã-Bretanha. Enquanto aconteciam a Primeira (1914-1918) e a Segunda (1938-1945) Guerra Mundial, os suíços se distanciaram dessas hostilidades.

A Guerra Fria (1947-1991) reforçou o papel da Suíça neutra e deu à nação uma saída para seu isolamento diplomático. Essa, no entanto, não aderiu às Nações Unidas por algumas décadas – mesmo com Genebra sendo a sede europeia da ONU e os suíços se desempenhando ativamente em agências especializadas da entidade internacional. Depois do fim da Guerra Fria, a Suíça uniu as instituições de Bretton Woods, no ano de 1992, e só lá em 2002 se tornou membro da Organização das Nações Unidas.

A Suíça nos dias atuais

Hoje, o país é tido como exemplo de padrão alto de vida. De acordo com os dados disponibilizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Suíça era, em média, de 0,874 – isso o coloca como na posição 13 entre os maiores de todo o mundo.

O cenário é parecido quando se fala em expectativa de vida. A da Suíça se caracteriza como a terceira maior do mundo (81,4 anos), perdendo só para o Japão (82,4 anos) e para a Islândia (81,6 anos). Só 1% dos habitantes com mais de 15 anos não é alfabetizado e a taxa de mortalidade infantil é de quatro a cada mil nascidos.

Dados da Suíça:

– Território: 41.293 km²
– Continente: Europa
– Capital: cidade de Berna
– Tipo de clima: temperado continental
– Modelo governamental: república confederativa
– Línguas oficiais: alemão, francês e italiano
– Religiões predominantes: cristianismo (84,9%), sem religião (8,7%), outras (5,2%) e ateísmo (1,2%)
– População: 7.567.661 de habitantes
– Nacionalidades predominantes: alemães (65%), franceses (18%), italianos (10%), grisões (1%), espanhóis (2%), portugueses (1,5%) e outros (2,5%)
– Densidade demográfica: 183,2 hab/km²
– Taxa de crescimento populacional, com base numa média anual: 0,5%
– População que reside nas áreas urbanas: 73,53%
– População que reside nas áreas rurais: 26,47%
– Expectativa de vida: 81,4 anos
– Domicílios que têm acesso à água potável: 100%
– Domicílios que têm acesso à rede sanitária: 100%
– IDH: 0,874 (muito alto)
– Moeda oficial: franco suíço
– Produto Interno Bruto (PIB): 488,5 bilhões de dólares
– PIB per capita: 56.579 dólares
– Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OCDE, OMC, ONU

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023