Categorias História do Brasil

Brasil – A Ditadura Militar – Governo Castello Branco

A Ditadura Militar foi o regime de governo que vigorou no Brasil de 1964 até 1985. Teve início com um golpe de estado que tirou o poder de João Goulart, presidente que havia sido eleito democraticamente, sob alegação de que Jango (como era chamado) tinha inclinações comunistas.

O período ditatorial caracterizava-se pelo nacionalismo exacerbado, repressão, ruptura com os direitos políticos e diversos outros aspectos. A tortura foi um dos mais marcantes e era o instrumento usado pelos militares para reprimir qualquer manifestação artística ou civil que se posicionasse contra o governo.

No total, foram cinco presidentes militares:

  • Castello Branco (1964 – 1967);
  • Costa e Silva (1967 – 1969);
  • Emílio Médici (1969 – 1974);
  • Geisel (1974 – 1979);
  • João Figueiredo (1979 – 1985).

Você vai conhecer melhor agora o governo do primeiro presidente militar do Brasil e quais foram as suas principais características.

Quem foi Castello Branco?

Humberto de Alencar Castello Branco foi um cearense que nasceu em Fortaleza em 20 de setembro de 1897. Ele começou a sua carreira militar muito cedo, ingressando na Escola Militar de Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul. Em 1918, Castello Branco entrou para a Escola Militar de Realengo, onde se tornou aspirante a oficial em 1921. Dois anos mais tarde, foi declarado primeiro tenente.

Castello Branco participou da Revolução de 1930, foi promovido a major em 1938 e a tenente-coronel cinco anos mais tarde. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele atuou como chefe de operações da Força Expedicionária Brasileira, indo para os campos de batalha. Na década de 50, o exército brasileiro passou por uma remodelação administrativa, da qual Castello Branco também fez parte. Quando se tornou presidente, ele ocupava o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército.

As influências captadas internacionalmente foram imprescindíveis para a atuação de Castello Branco como presidente na Ditadura: ele passou um tempo estudando na França, na École Supérieure de Guerre e lá, consta que além de ter aprendido conteúdos táticos, também estudou temas relacionados ao domínio sociopolítico, censura e publicidade.

Como foi o governo de Castello Branco?

Castello Branco assumiu como Presidente da República em 11 de abril de 1964. Vale ressaltar que o regime ditatorial brasileiro tentou criar um cenário de moderação, dando a sensação de que ainda havia algum resquício de Democracia. Assim sendo, o Congresso Nacional continuou funcionando, mas sempre serviu aos interesses dos militares. Inclusive, foram os militares que por meio de articulações políticas fizeram com que o Congresso nomeasse Castello Branco para o cargo do Executivo.

Embora fosse considerado moderado, Castello Branco enfrentou a pressão de outros militares, para que tomasse medidas mais drásticas. Uma delas foram os Inquéritos Policiais Militares, que puniam qualquer cidadão que tivesse alguma relação com o governo de João Goulart ou que se opusesse ao regime. Sindicatos e outras entidades civis foram duramente atacados e as greves foram proibidas.

Nesse início da Ditadura, foi o momento em que o governo, representado por Castello Branco, procurou barrar toda a oposição política. Por exemplo: em 1965, houve eleições para governador e a oposição venceu em alguns locais, o que foi considerado estímulo para a intensificação da repressão.

Nesse mesmo ano, ou seja, em 1965, Castello Branco assinava o AI-2 (Ato Institucional número 2), que extinguiu todos os partidos políticos , estabelecendo legitimidade apenas para duas agremiações: Arena (Aliança Renovadora Nacional) e MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Logo em seguida, entrou em vigor também o AI-3, que, entre outras coisas, determinou que as eleições para governador e vice-governador seriam indiretas.

Aparentemente, o governo de Castello Branco permitiu o bipartidarismo e, consequentemente, uma oposição representada pelo MDB. No entanto, na prática, não era bem assim que funcionava. Essas duas agremiações políticas só coexistiam para que o governo ditatorial reforçasse a sua aparência de regime democrático. O MDB era uma oposição consentida e submissa, não cumprindo a real função de se opor ao governo.

Em relação à economia, Castello Branco adotou a postura chamada anti-inflacionária, que não funcionou, pois provocou um aumento significativo nos índices de desemprego, diminuição de salários, redução do poder de compra das famílias, assim como a falência de pequenas empresas por todo o país. Houve um incentivo aos investimentos estrangeiros e às exportações, mas tudo isso beneficiou as elites industriais e rurais do país. A concentração de renda se intensificou, de modo que as camadas populares não puderam ser beneficiárias do crescimento econômico que veio com o tempo.

Aliás, todo o desenvolvimento econômico observado durante a Ditadura foi em favor dos mais ricos.

Para suceder Castello Branco, a junta militar indicou Costa e Silva, que ao contrário do primeiro, era assumidamente radical. Castello Branco foi contrário a essa indicação, mas de nada adiantou: a ala mais radical das forças armadas tinha mais peso e força, conseguindo colocar no poder o presidente que liderou o período mais violento de toda a Ditadura Militar aqui no Brasil.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023