Categorias História do Brasil

Brasil, o segredo lusitano

Todo mundo aprende na escola que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500. Segundo os livros colegiais, o português teria chegado ao Brasil acidentalmente, na busca por uma nova rota para a Índia liderando três caravelas com média de 1,2 mil homens. Avistaram Porto Seguro, na Bahia, onde desembarcaram e ficaram por 45 dias.

A bela carta de Pero Vaz de Caminha sobre suas primeiras impressões nas terras brasileiras é um marco do vínculo iniciado entre Brasil e Portugal, reforçando os documentos oficiais que indicam quando o Brasil foi oficializado como descoberto. Mas muitos historiadores consideram que há segredos lusitanos que omitem outras ocasiões, nas quais navegantes portugueses já haviam dado início à exploração do país.

Acontecimentos que antecedem o descobrimento do Brasil

Por muitos anos a ideia do descobrimento do Brasil por um erro de rota foi ensinado nas escolas brasileiras, mas o tema nunca deixou de ser incansavelmente debatido pelos historiadores. Há inúmeros documentos oficiais e indícios de que a história é bastante diferente da relatada e ainda há muitas questões sem respostas.

Os acontecimentos anteriores a 22 de abril possuem lacunas que aguçam a curiosidade, mesmo com o acesso a tantas informações e documentos históricos. A hipótese mais recorrente indica que Portugal já havia enviado outros navegadores para explorar o Brasil. A versão é endossada por várias evidências, como a descoberta das Américas em 12 de outubro de 1492, que imediatamente aguçou outros países a virem ao Novo Mundo.

Cristóvão Colombo era genovês e foi patrocinado pelos reis católicos da Espanha Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Orientado pelo mapa do italiano Florentino Toscanelli, Colombo de fato desejava buscar uma nova rota para as Índias. Antes dos reis espanhóis, a possível nova rota foi oferecida a Portugal, que se negou a patrocinar a navegação por acreditar que aquele caminho não chegaria ao local desejado.

Com a nau Santa Maria e as caravelas Nina e Pinta, Cristóvão Colombo demorou 61 dias para chegar as Bahamas, Cuba e Santo Domingo, ainda acreditando ser as Índias. E voltou mais quatro vezes a região em busca dos mercados indianos, enquanto ia descobrindo as Antilhas. Só em 1512 a sua descoberta foi oficialmente definida como um Continente, após a confirmação de Nunes Balboa que atravessou a América Central.

A descoberta de Colombo causou furor nos países europeus e também contestações portuguesas ao Novo Mundo. Até que a Espanha cede e assina o Tratado de Tordesilhas, para preservar o interesse de ambas as coroas e evitar o risco de futuros conflitos, dividindo as terras descobertas e as ainda desconhecidas com Portugal. Na divisão foi demarcado um meridiano a oeste da ilha de Santo Antão em Cabo Verde, até as ilhas das Caraíbas, recém-descobertas por Colombo. Portugal ficou com as terras a leste e a Espanha a oeste.

O possível segredo lusitano

Há fortes indícios endossados por documentos de que em 1498 D. Manoel, rei de Portugal, designou Duarte Pacheco Pereira para realizar uma expedição secreta a leste do Tratado de Tordesilhas. Duarte Pacheco Pereira chegou a terras localizadas onde hoje estão o Maranhão e o Pará, chegando até mesmo ao Rio Amazonas e à Ilha de Marajó.

Duarte Pacheco Pereira relata sua experiência nas terras brasileiras em trechos escritos no Planisfério de Cantino e em seu livro “Esmeraldo de Situ Orbis”, contendo também informações cartográficas. Neles há informações sobre o “mar Oceano”, “as muitas ilhas adjacentes povoadas por indígenas” e do “fino Brasil”, levado em seus barcos.

Alguns pesquisadores atribuem as ilhas encontradas aos Açores e acreditam que a exploração secreta não aconteceu de fato ou não tenha chegado ao Brasil. Esses mesmos pesquisadores atribuem a descoberta das terras brasileiras a um desvio de rota comandado por Pedro Álvares Cabral e não uma vinda intencional.

É fato que Portugal mantinha segredo de muitas de suas investidas marítimas, para evitar atiçar o interesse de outros países e um possível embate espanhol. Para isso, não divulgava e nem deixava registros dessas navegações, impedindo que haja confirmação dos fatos históricos.

Segundo essa teoria, a vinda de Duarte Pacheco Pereira foi realizada logo em seguida à chegada de Vasco da Gama a Portugal, que conseguiu encontrar uma nova rota para as Índias. A investida nessa exploração secreta tinha, como suposto motivo, informações sobre a vinda dos espanhóis Vicente Yañes Pinzón e Diego Lepe na costa do Nordeste, na região de Pernambuco.

É possível que não haverá uma resposta a questão do descobrimento do Brasil. Afinal, se Duarte Pacheco Pereira realmente chegou até o Brasil, ele tinha conhecimento de que eram terras novas? E o que significa o termo “descobrimento”, visto que os dicionários indicam “encontrar algo novo” e “terras virgens e inabitadas”, mas o Brasil já era habitado por uma grande população indígena que ocupava praticamente todo o país?

Se foi mesmo Duarte Pacheco Pereira o primeiro português a pisar no Brasil, ainda não se sabe. Mas é certo que foi através de Pedro Álvares Cabral que o mundo conheceu o Brasil e foi iniciada um doloroso processo de colonização, que escravizou indígenas e posteriormente os negros.

This post was last modified on 7 de agosto de 2018 15:37

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024