Categorias História do Brasil

Indígenas no Brasil: Organização e cultura indígena

Os povos indígenas constituem uma parcela importante da constituição étnico e cultural do Brasil. Embora sejam os primeiro povos que habitaram as terras brasileiras, hoje sua população é bastante reduzida, visto que foram perseguidos pelos colonizadores.

Os indígenas no Brasil

Os povos indígenas no Brasil constituem um grupo populacional bastante diversificado. O termo indígena abrange uma grande variedade de cultural, etnias, costumes e histórias. Existem hoje, no Brasil, em torno de 734 mil pessoas que se auto-declararam indígenas, segundo o censo do IBGE. Entretanto, para a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) o número é bem mais baixo. A FUNAI contabiliza como indígenas apenas aqueles que residem em aldeias reconhecidas pelo governo federal brasileiro. Assim, o número de indígenas no Brasil seria em torno de 350 mil.

As regiões com as maiores concentrações de povos indígenas são o nordeste, o centro-oeste e o norte, especialmente a área denominada como Amazônia legal. Em todas estas regiões, há grupos já bastante familiarizados com a cultura da civilização branca, denominados grupos intermitentes. Nestes grupos, o contato com a civilização branca é permanente. Também existem os grupos que mantêm um contato mediano com outras civilizações, denominados grupos integrados. Estes grupos de indígenas costumam viver em aldeias porém, trabalham nas cidades e falam português com fluência. Há ainda os grupos isolados, que nunca tiveram contato com a civilização. Estes grupos são raros e estão concentrados, em sua maioria, na região da Amazônia legal, no norte do Brasil.

Os grupos diferenciam-se também pelo idioma, uma vez que cada povo desenvolveu seu sistema de linguagem próprio. Acredita-se que existam em torno de 250 povos diferentes, alguns com integrantes também em outros países da América Latina e 180 idiomas cadastrados.

Maiores etnias indígenas do Brasil

A maior população indígena do Brasil está concentrada na região norte, entre a divisa do Estado do Maranhão e a Amazônia legal. É o povo Guadalajara, com uma população, contabilizada em 27 mil pessoas.

Em seguida há grupo dos indígenas Guaranis. Este povo está concentrado na região sul do Brasil e também em países vizinhos, como Paraguai e Argentina. Dividem-se em caiová, ñandeva e mbya. Todos estes povos são da etnia Guarani porém, há algumas variações na língua e nos costumes. A poligamia é aceita pelo grupo ñandeva e abolida pelos outros grupos. Entretanto, todos têm uma organização política e cultural semelhante, tendo o avô como líder político e espiritual da aldeia.

O povo Ticuna é o terceiro mais populoso do Brasil, e estão localizados às margens do Rio Solimões, no Amazonas. Assim como os Guaranis, também há representantes desta etnia na Colômbia e no Peru.

Outros povos indígenas brasileiros: caingangues, macuxi, terena, ianomâmi, xavante, pataxó, potiguara,

Organização e cultura indígena

Cada povo indígena possui características próprias e isto reflete na maneira como eles se organizam sob o ponto de vista político, econômico e cultural. Embora tenhamos a visão dos povos indígenas como algo que engloba toda uma nação, este conceito não existia antes da chegada dos colonizadores europeus. Cada povo mantinha a sua individualidade, muitas vezes até mesmo vivendo em guerra com outros povos. O conceito de uma nação unificada é europeu.

Entretanto, algumas características são freqüentes nestes grupos. Suas sociedades eram organizadas a partir do conceito de comunidade, sem propriedade privada e com fins igualitários. A hierarquia por vezes era por transferência hereditária, por competência e até mesmo pelo carisma do integrante da aldeia. O líder espiritual exerce uma função importante na aldeia, uma vez que é o conselheiro e, às vezes, o curandeiro do lugar.

Algumas tribos praticam a poligamia, outras não. A grande maioria sobrevive da caça e da pesca. Porém, algumas mantêm a produção de alimentos como a mandioca.

O contato entre as tribos acontecia por trocas e comércios que poderiam ocorrer.

Os rituais religiosos eram o núcleo da cultura das tribos, pois eram através deles que se mantinha a unidade das tribos.

Questões indígenas

Os povos indígenas foram dizimados ao longo da história. O processo de colonização trouxe a perseguição e doenças com as quais os povos nunca tinham tido contato e que atuaram como verdadeiras epidemias.

Além disto, a invasão de suas terras colocaram fim a um modo de vida extremamente ligado à terra.

A demarcação de terras é a principal questão indígena para a garantia de sua sobrevivência. Muitas terras estão localizadas em áreas férteis e são visadas por grandes pecuaristas e agricultores para a exploração. A demora na demarcação das terras e a ausência de apoio do governo, gera conflitos violentos nestas regiões, com perdas para ambos os lados.
A integração com a civilização branca, com a aprendizagem da língua portuguesa e acesso à universidades e aos meios de comunicação, é necessária para que estes povos possam reivindicar seus direitos. Hoje, os indígenas estão organizados politicamente em frentes de resistência às invasões de suas terras.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra "denegrir" provém do latim "denigrare". Desmembrando esse termo, temos: "de-", um prefixo que…

1 de novembro de 2023