Categorias História do Brasil

O governo Dutra e a nova fase democrática

Eurico Gaspar Dutra foi o décimo sexto presidente do Brasil e o primeiro presidente eleito após a ditadura de Getúlio Vargas. O governo Dutra teve início em 31 de janeiro de 1946 e terminou em 31 de janeiro de 1951.

Único presidente nascido no estado de Mato Grosso, Dutra foi militar durante sua vida, tendo sido o Ministro da Guerra nos últimos anos do governo Vargas. Seu mandato é mercado pela nova fase democrática que se abria. Novos partidos políticos foram criados, incluindo o de Dutra, o Partido Social Democrático, conhecido pela sigla PSD.

A entrada de capital estrangeiro no Brasil também é um dos pontos altos do governo Dutra. Chegaram ao país muitos produtos vindos de outros países, principalmente dos Estados Unidos. Logo no início do seu mandato, foi promulgada uma nova Constituição, a quinta da República. Ela garantia mais liberdade, já que a Constituição anterior, de 1937, tinha um caráter bastante autoritário.

Na nova fase democrática, a estrutura do poder o Brasil voltou a ter 3 poderes distintos e separados. Antes o poder era centralizado na figura de um líder que se encontra acima dos três poderes. Além de trazer as eleições e os partidos políticos de volta, a Constituição de 1946 também revive o voto feminino.

Entre algumas novidades está a possibilidade de recorrer à CPIs, ou Comissões Parlamentares de Inquérito. O objetivo desse instrumento é realizar uma investigação através do Poder Legislativo. A nova Constituição também instituiu a educação básica obrigatória. Entre as medidas retiradas da legalidade está a pena de morte para crimes políticos, instaurada durante a ditadura de Vargas. Além disso, a partir de 1956 o presidente passou a ter um mandado de 5 anos.

Contexto do ambiente político

No final de seu governo, Getúlio Vargas perdeu grande parte do apoio que possuía. Tentou aplicar algumas estratégias para recuperar poder e se manter a frente do governo. Entre uma das suas últimas medidas está a liberação de novos partidos políticos e a volta de antigos partidos.

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi criado pelo próprio Vargas, seguindo uma linha trabalhista. A proteção e até mesmo o controle do trabalhador era uma das marcas da sua atuação. Outro partido criado foi o PSD. Posicionado no centro do espectro político, esse partido manteve uma relação próxima com o varguismo.

Surgem diversos políticos importantes no PSD, incluindo o próprio Gaspar Dutra, assim como outro político importante na história brasileira, e também ex-presidente, Juscelino Kubitschek. O PSD também tinha como bandeira o nacionalismo, mas, ao contrário do PTB, sua visão a respeito do protecionismo era mais branda. Seu objetivo era modernizar a política nacionalista de Vargas.

O PSD acreditava que o capital externo era importante para o desenvolvimento do país. Era preciso apenas estabelecer limites para que a interferência externa não dominasse ou tivesse controle sobre o capital nacional.

Outro partido muito atuante criado nesse período foi a União Democrática Nacional (UDN). Ao contrário do PTB e do PSD, o UDN tinha uma política mais voltada à abertura econômica. De orientação conservadora, fazia a defesa do liberalismo clássico e da moralidade. Também rejeitava o populismo bastante comum das siglas nacionalistas.

Esses três partidos iniciaram uma disputa muito característica naquele período. Protagonizaram a cena política brasileira até o início do Governo Militar, em 1964.

Por causa da atividade desses partidos, o cenário dos governos seguintes ao de Gaspar mantinha-se em constante bipolaridade. De um lado havia os entusiastas de um governo nacionalista, posição defendida principalmente pelo PTB e algumas alas do PSD, que era um partido muito grande. Do outro lado estavam os defensores da economia aberta e globalizada, posição dos partidários do UDN. O foco no capital externo lhes rendeu o apelido pejorativo de “entreguistas”.

Governo Dutra

Gaspar Dutra governou o Brasil durante o início da Guerra Fria. Nesse período, o mundo ficou dividido entre dois blocos: o capitalista e o socialista. Esses blocos eram liderados pelos Estados Unidos e a União Soviética, respectivamente. O Brasil ficou do lado da OEA, a Organização dos Estados Americanos. Era um bloco que reunia os países americanos, com exceção da comunista Cuba, que era ligada à URSS.

A opção pela OEA não teria sido diferente. Gaspar Dutra liderara as Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB) na Segunda Guerra Mundial, já que estava no Ministério da Guerra. Em teoria, a bipolarização era marcada pela diferença na questão economia. Mas antagonismo se dava principalmente na política. Dutra proibiu a existência do Partido Comunista e cortou as relações com a China e a URSS.

Para a infraestrutura e serviços básicos, Dutra criou o SALTE, um programa político-econômico de desenvolvimento. Ele focava em melhoria dos setores da Saúde, Alimentação Transporte e Energia (daí surge a sigla SALTE). O projeto visava à prosperidade através do investimento nesses serviços básicos. Mas o plano se mostrou impraticável, e foi abandonado em 1951.

No final do ano de 1950 houve uma nova eleição para eleger o substituto de Dutra. O presidente seria, novamente, Getúlio Vargas, dessa vez eleito democraticamente. Ele iniciou seu mandato em 1951.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023