Categorias História do Brasil

Resumo da cultura brasileira

Podemos dizer que a cultura brasileira é consequência da mistura de variados grupos étnicos que contribuíram para que a população do Brasil fosse formada. Além disso, a cultura brasileira e toda a sua diversidade é consequência das características e da grande extensão do território em cada região do nosso país.

A formação da cultura brasileira

Apesar do Brasil ter recebido influência de diversos imigrantes, foi dos portugueses que herdamos grande parte de nossa cultura, já que a história dos imigrantes de Portugal acaba se confundindo com a nossa própria história. Isso porque, foram eles que colonizam o território brasileiro, e por isso, os grandes responsáveis pelo processo inicial de formação da nossa população, através da miscigenação de negros africanos e de índios, que aconteceu principalmente do ano de 1500 a 1808. Em suma, isso aconteceu porque durante esses três séculos, a entrada dos europeus era liberada.

Tempos depois, os poloneses, os japoneses, os árabes, os italianos e os alemães também acabaram contribuindo para a disseminação da pluralidade cultural brasileira.

A cultura brasileira nas regiões do Brasil

A região Nordeste do Brasil, apresenta diversas festas típicas e também manifestações no campo cultural. Entre elas, destacam-se o carnaval, a marujada, a cavalhada, a festa do bumba meu boi, os caboclinhos, a ciranda, o reisado, a capoeira, o frevo, o maracatu, a ciranda, o terno de zabumba e o coco. Na religião, destacam-se o ritual de lavagem das escadarias do Bonfim e a Festa de Iemanjá. No artesanato, destacam-se os trabalhos feitos com renda. A carne de sol, a broa de milho verde, o pé de moleque, a canjica, os peixes, a buchada de bode, a cocada, a pamonha, a tapioca, os frutos do mar, o cururu, o arroz doce, o bolo de massa de mandioca, o acarajé, o sarapatel, a canjica, o vatapá, o bolo de fubá cozido e o feijão verde.

No norte do Brasil, a quantidade e eventos que existem no ramo cultural é enorme. Duas das festas mais conhecidas são o Festival de Parintins, também conhecida como festa de boi bumbá, que acontece no Amazonas, no mês de junho, e a Festa do Círio de Nazaré, que acontece em Belém, no estado do Pará. A Folia de reis, o carimbo, a festa do divino, o congo e a congada, também são caracterizados como sendo outros elementos da cultura dessa região.

No quesito culinária, é forte a influência dos povos indígenas, que tem como base o uso de peixes e de mandioca. O camarão seco, a carne de sol, a pimenta de cheiro, o jambu (uma espécie de erva), a tacacá (um tipo quente de sopa feita com tucupi) e tucupi (um caldo da mandioca cozida) são outros alimentos bem típicos do Norte.

Na região Centro-Oeste do Brasil, a cultura também é bem diversificada, já que recebeu influência dos paulistas, dos bolivianos, dos indígenas, dos mineiros e dos paraguaios. Nas festas típicas, podemos destacar o cururu, que acontece em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso, o fogaréu e a cavalhada, que acontece no estado de Goiás. No campo da culinária dessa região, fazem parte dos pratos típicos o arroz carreteiro, o empadão goiano, o curau, o arroz boliviano, o arroz com pequi, a maria isabel, a sopa paraguaia, o angu, a pamonha e os peixes do Pantanal, como o pacu, o pintado, o dourados e tantos outros.

Na região Sudeste, se destacam na cultura as congadas, o samba de lenço, o caiapó, a festa do peão de boiadeiro, a festa do divino, a festa dos santos padroeiros, a festa do bumba meu boi, a festa de Iemanjá, o carnaval, os festejos da época de páscoa, as cavalhadas, o batuque, a dança de velhos e também a folia de reis. Nesta região brasileira, a culinária tem forte influência dos índios, dos imigrantes da Ásia e da Europa e dos escravos. Além disso, ela é conhecida por ser bem diversificada, onde nos pratos típicos podemos destacar o pão de queijo, o cuscuz paulista, a pizza, a feijoada, a moqueca capixaba, a carne de porco, o bolinho de bacalhau, o virado à paulista, a farofa, o feijão tropeiro, o aipim frito, etc.

A região Sul do Brasil apresenta aspectos da cultura dos imigrantes espanhóis, portugueses e principalmente, os italianos e os alemães. As festas mais conhecidas são a Oktoberfest, realizada em Blumenau, tipicamente alemã, e a Festa da Uva, tipicamente italiana. Além disso, são conhecidas as festas: de Nossa Senhora dos Navegantes, a dança de fitas, a congada, o boi na vara, o boi de mamão, o anuo e a tirana, com origem da Espanha, e o fandango de origem portuguesa. Na culinária o destaque fica à conta do chimarrão, do marreco assado, do vinho, do camarão, do churrasco, do pirão de peixe e do barreado (um tipo de carne cozida em panela de barro).

This post was last modified on 23 de julho de 2019 14:57

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023