Categorias História do Brasil

Resumo da Idade Moderna: O domínio holandês em Pernambuco

A partir do ano de 1632, a resistência da população de Pernambuco acabou sendo quebrada, isso porque eles acabaram indo para o interior, enfrentando os invasores em núcleos como o Arraial do Bom Jesus. Por causa da ajuda que receberam de Domingos Fernandes Calabar, que optou por servir aos holandeses contra a dominação de Portugal, conseguiram conquistar alguns pontos importantes do interior. Anos depois, Domingos acabou sendo preso e foi em seguida julgado e executado pelos portugueses como traidor.

Todo o domínio da Holanda na colônia portuguesa se estendeu desde o litoral dos atuais estados do Maranhão até de Sergipe. Maurício de Nassau foi eleito conde, com a missão de administrá-los, permanecendo no cargo dos anos de 1637 a 1644. Nesse contexto, Maurício de Nassau estava preocupado em normalizar a produção de açúcar, e assim, conseguiu que muitos senhores de engenho colaborassem, concedendo-lhes empréstimos que permitiram o aumento da produção. Além disso, ele os convidou para fazerem parte das câmaras dos escabinos, órgãos administrativos municipais que havia criado.

O abastecimento de cativos na região de Pernambuco também foi possível através da conquista dos holandeses das praças que eram fornecedoras de escravos de São Tomé, na África e na Angola.

A extensão máxima do Brasil holandês foi atingida no ano de 1641, quando a Holanda dominava sete das 14 capitanias brasileiras. Durante o período de administração de Maurício de Nassau acabou por se destacar pelas realizações culturais e urbanísticas, que modernizaram e sanearam Recife, convertendo-se num centro urbano repleto de grandes obras da arquitetura, passando a ser conhecida como Cidade Maurícia ou ainda Mauritzstadt. Alguns artistas e notáveis cientistas da época foram convidados para fazerem registros e estudos sobre a fauna e a flora tropicais. Embora os holandeses fossem grandes adeptos do calvinismo, implantaram a liberdade de credo, com o objetivo de evitar possíveis atritos com os lusos-brasileiros. Essa liberdade foi estendida para católicos e judeus, mas não chegaram até os jesuítas, que representavam a principal força contra-reformista na luta contra o protestantismo.

Portugal conseguiu o apoio militar e também econômico da Inglaterra e dos Países Baixos na tentativa de recuperação de sua autonomia frente à Espanha. No ano de 1641, assinou com os Países Baixos a trégua dos Dez Anos, que garantia aos holandeses a manutenção do seu domínio sobre o Nordeste brasileiro.

No ano de 1688, Espanha e Portugal assinaram um acordo de paz, depois de um longo período de desgaste.

A insurreição Pernambucana

A Companhia das Índias Ocidentais adotou uma nova política administrativa e financeira para a região do Nordeste, por causa dos custos elevados com as guerras da Europa. Em 1644, Nassau acabou sendo destituído do cargo e foi obrigado a regressar ao seu país de origem.

Com a saída de Maurício, a revolta com a Companhia das Índias Ocidentais foi retomada. Antes mesmo que ele conseguisse abandonar o Brasil, a luta havia chegado ao Maranhão, o que culminou com a expulsão dos holandeses de São Luís. A insurreição acabou se alastrando por todo o Nordeste, atingindo tempos depois, Pernambuco, onde a situação se tornava cada dia mais tensa. Tempos depois, o movimento eclodiu, e assim os holandeses foram expulsos definitivamente da região, movimento que ficou conhecido como Insurreição Pernambucana.

Depois das primeiras vitórias dos colonos, esse movimento acabou ganhando apoio metropolitano, com o envio de reforços. Essa luta se tornou ainda mais forte quando passou a contar com o apoio de grandes senhores de engenho às forças populares. Vale ressaltar, que o movimento tinha como líderes o indígena Felipe Camarão e o negro Henrique Dias.

Os Atos de Navegação, decretados a partir do ano de 1650 pelo governo de Oliver Cromwell, protegiam os mercadores inglês e suprimiam a forte participação da Holanda no comércio inglês. Todo esse cenário resultou no início da guerra entre a Inglaterra e os Países Baixos, o que favoreceu a maior aproximação entre portugueses e ingleses. Os holandeses foram derrotados militarmente pelos britânicos, e desgastados e enfraquecidos acabaram também perdendo para as forças luso-pernambucanas, colocando fim, no ano de 1654, à sua dominação sobre o Brasil, na batalha da Campina da Taborda.

Os holandeses, embora ainda reivindicassem seus direitos sobre o Nordeste colonial, foram obrigados a concordar com a Paz de Haia. Em troca de indenização e através de intermediação dos ingleses, acabaram por reconhecer os domínios coloniais lusos. Os vínculos entre Inglaterra e Portugal aumentavam, o que culminou no ano de 1703 no tratado de Methuen.

Os holandeses foram expulsos do Nordeste, e implantaram nas Antilhas uma empresa açucareira, que passou a concorrer com vantagens sobre a produção de açúcar do Brasil, já que haviam aprendido muito sobre a produção e as técnicas de cultivo de cana de açúcar. Isso acabou levando a região Nordeste à perda e a decadência de sua supremacia na economia na colônia.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024