Categorias História do Brasil

Resumo Folia de Reis

Quando se fala em folclore, logo surge na mente alguma lenda que tenha se popularizado no país e que de certo modo transmite a ideia de tradição entre as mais variadas gerações de um país. Esse é o caso da Folia dos Reis, que comemora todos os anos, no período do Natal, a lenda de que os Três Reis Magos teriam levado presentes a Jesus Cristo. A Folia dos Reis é considerada uma manifestação cultural religiosa que geralmente é celebrada por cristãos.

Para entender do que se trata a Folia dos Reis é preciso remeter à história bíblica que relata a experiência vivida pelos Três Reis Magos há muitos anos atrás. Exposta na Bíblia ao longo do segundo capítulo do evangelho de São Mateus, a história conta que os magos teriam partido em uma jornada para encontrar o local onde o menino Jesus Cristo – chamado como o prometido Messias – fora escondido com o objetivo de prestar homenagens e também presenteá-lo.

O interessante dessa história é que todos os fatos são descritos em detalhes, até mesmo a suposta data de chegada até o esconderijo do prometido Messias. Com base em algumas informações da Bíblia, o nascimento de Jesus Cristo fora no dia 25 de dezembro e os Três Reis Magos chegaram até o local onde ele se encontrava no dia 6 de janeiro, por isso que em algumas cidades a comemoração acontece em todos os anos a partir dessa data.

É interessante que em cada cidade do país ocorre a comemoração em uma data específica, como é o caso do Rio de Janeiro, que inicia a festa no dia 6 de janeiro e finaliza-a no dia 20 do mesmo mês, que por sinal é a data em que se comemora o dia do padroeiro da cidade, o São Sebastião. Já na Bahia, a comemoração é iniciada com um tempo de antecedência, mas o dia em que a festa é ainda mais grandiosa é em 5 de janeiro, com desfiles e apresentações.

No Brasil, o estado da Bahia conta com uma das festas mais tradicionais quando o assunto é comemoração da Folia dos Reis. Mesmo o estado sendo dividido perante a religiosidade – o candomblé e o catolicismo são as duas religiões mais fortes na região – a festa conta com muitas atrações, como os desfiles com fantasias tradicionais, muita música e os teatros que demonstram a tradição, além da missa que celebra a data e ocorre na Igreja da Lapinha.

As comemorações da Folia dos Reis

Enganam-se as pessoas que pensam que a Folia dos Reis é uma comemoração típica apenas do Brasil. O que se vê é que o fato bíblico se transformou em uma comemoração em outros países, como é o caso de Portugal, que possui uma comemoração tradicional que reúne toda a população. Quando se aproxima a época de comemoração, eles passam a confeccionar os tradicionais Bolos de Reis, que são feitos com o auxílio de um brinde e uma fava.

A tradição fica ainda mais interessante em Portugal, pois há uma busca pela fava e a pessoa que encontra o ingrediente precisa trazer o Bolo de Reis no próximo ano. Os portugueses tem a tradição de “cantar os reis” – cantigas tradicionais durante essa época do ano – na porta de todas as pessoas. O interessante fica por conta das pessoas que costumam convidá-las para suas casas oferecendo diferentes refeições, sejam doces, vinhos, salgados e outros.

Outro país que demonstra a força das comemorações em função da visita feita pelos Três Reis Magos ao menino Jesus é a Espanha. Em todo o país, é comum que a população crie formas de comemorações variadas, principalmente por serem muito religiosos. Nas cidades espanholas, as crianças deixam sapatos nas janelas com capim e ervas para que os camelos dos Reis Magos se alimentem, e a lenda diz que em troca eles deixam doces para as crianças.

Essa tradição de encontrar “brindes” também é muito praticada na França e no Canadá, mas ao invés de buscarem pela tradicional fava, a população busca por uma coroa de papel. O bolo nesses dois locais chama-se “Galette des Rois”, ou no português Bolo de Reis, o qual possui uma coroa de papel em seu interior para que uma pessoa encontre e seja contemplada com o compromisso de preparar o bolo no próximo ano de comemorações.

Curiosidades da Folia dos Reis

– No Brasil não são todas as cidades que costumam celebrar a Folia dos Reis. Geralmente as cidades pequenas são as que mais se preocupam com a tradição;

– O Espírito Santo é um dos estados mais tradicionais na comemoração da Folia dos Reis e conta com mais de 90 grupos de foliões com desfiles e outras tradições;

– A Folia dos Reis conta com diferentes atrações, inclusive o canto com músicas que louvam a Jesus e também aos Santos Reis com instrumentos variados;

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023