Categorias História do Brasil

Resumo sobre Getúlio Vargas: Quem foi Getúlio Vargas?

Getúlio Dornelles Vargas, conhecido popularmente na história do Brasil apenas como Getúlio Vargas, nasceu no ano de 1882 e morreu em agosto de 1954. Formou-se em advocacia e tornou-se tempos depois um dos mais importantes e influentes políticos do país.

Getúlio governou o Brasil em dois períodos. O primeiro deles constitui o ano de 1930 até o ano de 1945 e subdivide-se em três outros períodos, de 1930 a 1934, de 1934 a 1937 e de 1937 a 1945. O segundo período em que governou o país foi de 1951 até o dia em que suicidou, em 1954. Vale salientar que Vargas foi eleito presidente por meio do voto direto. O grupo que o apoiava e simpatizava a maneira como ele governava o país, lhe conferiu o apelido de pai dos pobres.

Com sua morte, em 24 de agosto de 1954, a fama de Getúlio se perpetuou como o mais importante presidente de toda a história do Brasil e exerce ainda nos dias de hoje, forte influência. Um exemplo disso, é que toda a sua trajetória foi contada em um filme, produzido em 2014, onde o prestigiado ator Tony Ramos o interpretou.

Getúlio morreu no Rio de Janeiro, quando se suicidou com um tiro no coração, em seu quarto no Palácio do Catete.

Vida Pessoal e morte

Nascido no interior do estado do Rio Grande do Sul, em uma cidadezinha que fazia fronteira com a Argentina, Getúlio Vargas era filho de uma família descendente de personagens que participaram de forma ativa da história e que eram bem tradicionais.

Ele sempre esteve ligação com a pecuária, considerada na época e na região uma das principais atividades econômicas.

Sua aptidão e capacidade para a política se destacou bem cedo. Pinheiro Machado, importante líder da política gaúcha foi um dos primeiros a perceber isso.

Com 18 anos, matriculou-se na Escola Preparatória e de Tática de Rio Pardo e tempos depois, foi transferido para a cidade de Porto Alegre, para finalizar o serviço militar. Sua origem militar (seu pai, Manuel do Nascimento Vargas, lutou na Guerra do Paraguai) e por causa de sua participação no exército, Getúlio conseguiu entender todos os problemas que cercavam as forças armadas, e isso pode explicar de onde veio todo o empenho quando se tornou presidente da república, para reequipá-las, modernizá-las e mantê-las longe da política.

Em 1907, formou-se em direito pela Faculdade que hoje conhecemos como Universidade Federal do Rio Grande do Sul, localizada em Porto Alegre. O castilhismo, o positivismo, a doutrina e também o estilo de política de Júlio Prates de Castilhos foi a orientação que Getúlio encontrou em sua filosofia.

Em 1911, ele casou com Darcy Lima Sarmantho, que na época tinha apenas quinze anos e com ela teve cinco filhos. Vale ressaltar que este casamento foi visto como um ato de conciliação, já que as famílias, durante a Revolução Federalista ocorrida no ano de 1893, faziam parte de partidos políticos opostos, rivais.

Com seu suicídio, em 1954, milhares de pessoas foram às ruas para prestar as últimas homenagens a este querido e importante líder político. Há quem diga ainda, que sua morte acabou adiando o golpe militar que tinha como objetivo depô-lo, e que se tornou totalmente desnecessário, já que quem assumiu o poder foi Café Filho, um político extremamente conservador.

Mas em 1964, o golpe militar enfim chegou, recebendo o nome de Golpe de Estado, e foi organizado pelos militares. Para outras pessoas, a morte de Getúlio Vargas o tornou uma vítima, uma vez que sua popularidade foi preservada e não houveram investigações sobre possíveis irregularidades que teriam acontecido durante o seu último governo.

Vale dizer ainda, que todo o clima de comoção causada por sua morte, acabou por facilitar a eleição de João Goulart à vice-presidência e de Juscelino Kubitschek à presidência da república, no ano de 1955. Este fato os caracterizou como os herdeiros da política de Vargas.

Até os dias atuais, os pertences pessoas e todo o arquivo de Getúlio Vargas estão preservados, no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, que desenvolve pesquisas sobre a história brasileira depois do ano de 1930.

Pode-se dizer que foi Getúlio Vargas quem inaugurou o populismo no Brasil, como uma prática que desmobiliza politicamente a população, apesar de buscar sempre satisfazer suas necessidades mais imediatas, sem promover a conscientização.

O populismo vem acompanhado de grande dose de paternalismo, que marca a política brasileira até os dias de hoje. Nesse modo de governo, o líder é visto como alguém que dá as coisas, sendo elas concretas ou não. Assim, é totalmente aceitável que quem dê mais passe a ser o mais querido entre a sociedade. E nesse contexto, a propaganda e a publicidade também passam a ser características decisivas, como bem percebeu Getúlio Vargas.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023