Categorias História

A Europa no século XIX: Inglaterra, França, Itália e Alemanha – Liberalismo e Socialismo

A Europa no século XIX: Inglaterra, França, Itália e Alemanha – Liberalismo e Socialismo

A Europa do século XIX é marcada por uma série de fenômenos que estão na origem da configuração política e dos conflitos que atravessariam o século XX.

A Revolução Industrial e o Liberalismo foram os fios condutores da história daquele período, em que movimentos de libertação no continente americano romperam com o domínio europeu.

Por outro lado, o crescimento da indústria e o predomínio do pensamento liberal impunham uma nova ordem, onde a busca de matérias primas e mercados consumidores deveria ditar as ações dos estados europeus.

Esse quadro culminou no avanço das economias europeias, principalmente aquelas em que a indústria mais cresceu, como Inglaterra, Itália, França, Alemanha e outras nações da Europa Central, sobre a África e a Ásia, continentes ocupados política e economicamente.

Liberalismo x Socialismo

A promessa do Liberalismo de Adam Smith (1723-1790) de uma sociedade mais justa, livre da opressão do estado absolutista e movida pelas leis do livre mercado não se cumpriu. Ao contrário, deu lugar ama sociedade desigual, na qual a classe operária encontrou condições precárias de trabalho e de vida.

A resposta do liberalismo veio pela voz de Malthus, que entregou ao mundo a ideia de que o crescimento da população acarretaria a generalização da fome, o que implicaria induzir abstinência sexual às populações pobres, além da sujeição da classe trabalhadora.

O socialismo surgiu em várias frentes, a partir de Saint-Simon e Fourier, que defenderam o socialismo utópico, a encíclica Rerum Novarum, da Igreja Católica, de Leão XII, que pregava a conciliação entre burgueses e operários e o socialismo marxista, pautado pelo materialismo dialético, pela luta de classes, a mais -valia e a revolução socialista, que viria no início do século XX, na Rússia.

Inglaterra

Viveu seu período de hegemonia na Europa e no mundo. Foi o berço dos movimentos trabalhistas e pelo aprofundamento das instituições democráticas. Surgiu o famoso Partido Trabalhista inglês.

França

Viveu um período conturbado durante aquele século, com alternâncias traumáticas de poder. Iniciou o século sob o comanod de Napoleão, a que se seguiu a restauração monárquica absolutista, com Carlos X, que levou à Revolução Liberal de 1830, sucedida por um período de enfrentamento entre liberais, bonapartistas e socialistas. Após Napoleão III e a brevíssima Comuna de Paris, teve início a Terceira República.

Itália e Alemanha

Foi um período marcado pela unificação desses países, que se consolidou com a Guerra Franco-Prussiana. Obtiveram expansão territorial, anexando territórios antes franceses e austríacos, criando o clima para a I Guerra Mundial.

This post was last modified on 6 de abril de 2015 16:46

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024