A Europa no século XIX: Inglaterra, França, Itália e Alemanha – Liberalismo e Socialismo


A Europa no século XIX

A Europa no século XIX: Inglaterra, França, Itália e Alemanha – Liberalismo e Socialismo

A Europa do século XIX é marcada por uma série de fenômenos que estão na origem da configuração política e dos conflitos que atravessariam o século XX.

A Revolução Industrial e o Liberalismo foram os fios condutores da história daquele período, em que movimentos de libertação no continente americano romperam com o domínio europeu.

Por outro lado, o crescimento da indústria e o predomínio do pensamento liberal impunham uma nova ordem, onde a busca de matérias primas e mercados consumidores deveria ditar as ações dos estados europeus.

Esse quadro culminou no avanço das economias europeias, principalmente aquelas em que a indústria mais cresceu, como Inglaterra, Itália, França, Alemanha e outras nações da Europa Central, sobre a África e a Ásia, continentes ocupados política e economicamente.

Liberalismo x Socialismo

A promessa do Liberalismo de Adam Smith (1723-1790) de uma sociedade mais justa, livre da opressão do estado absolutista e movida pelas leis do livre mercado não se cumpriu. Ao contrário, deu lugar ama sociedade desigual, na qual a classe operária encontrou condições precárias de trabalho e de vida.

A resposta do liberalismo veio pela voz de Malthus, que entregou ao mundo a ideia de que o crescimento da população acarretaria a generalização da fome, o que implicaria induzir abstinência sexual às populações pobres, além da sujeição da classe trabalhadora.

O socialismo surgiu em várias frentes, a partir de Saint-Simon e Fourier, que defenderam o socialismo utópico, a encíclica Rerum Novarum, da Igreja Católica, de Leão XII, que pregava a conciliação entre burgueses e operários e o socialismo marxista, pautado pelo materialismo dialético, pela luta de classes, a mais -valia e a revolução socialista, que viria no início do século XX, na Rússia.

Inglaterra

Viveu seu período de hegemonia na Europa e no mundo. Foi o berço dos movimentos trabalhistas e pelo aprofundamento das instituições democráticas. Surgiu o famoso Partido Trabalhista inglês.

França

Viveu um período conturbado durante aquele século, com alternâncias traumáticas de poder. Iniciou o século sob o comanod de Napoleão, a que se seguiu a restauração monárquica absolutista, com Carlos X, que levou à Revolução Liberal de 1830, sucedida por um período de enfrentamento entre liberais, bonapartistas e socialistas. Após Napoleão III e a brevíssima Comuna de Paris, teve início a Terceira República.

Itália e Alemanha

Foi um período marcado pela unificação desses países, que se consolidou com a Guerra Franco-Prussiana. Obtiveram expansão territorial, anexando territórios antes franceses e austríacos, criando o clima para a I Guerra Mundial.