Categorias História

Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental: História, Conflitos e Queda do Muro de Berlin


A história da Alemanha atual deve ser contada a partir dos episódios que culminaram, em 1871, na unificação do país a unificação comandada por Bismarck.

Em meados do século XIX, a Alemanha era um imenso território dividido em 39 estados autônomos, que formavam a Confederação Germânica, comandada por uma assembleia em que todos estavam representados.

A verdade, no entanto, é que Prússia e Áustria detinham o poder político. O problema é que esses dois estados disputavam os destinos do território, sobretudo por conta do projeto da Prússia de unificar a Alemanha.

A Prússia conseguiu avançar em seu intento, primeiro, em 1834, criando o Zollverein, um acordo comercial e de desenvolvimento industrial a partir da cooperação entre os diversos estados. Em 1862, Guilherme I, rei da Prússia, nomeou Otto von Bismarck primeiro ministro da Prússia, que tinha como tarefa obter a unificação por meio da ação militar, no que contou com apoio da Áustria, que não duraria muito. Após a anexação dos ducados de Schleswig e Hostein, Prússia e Áustria entraram em guerra, com vitória prussiana.

O projeto de Bismarck levou à guerra com Napolião III, imperador da França, que terminou com nova vitória pruossiana, o que abriu caminho para a unificação, ocorrida em 1871.

Conflitos europeus e mundiais

A unificação da Alemanha trouxe um novo ator no cenário mundial, uma vez que o país entrou na disputa por colônias africanas e asiáticas. A disputa por colônias, matéria prima, mercados consumidores e expansão territorial levou a Alemanha e a Europa à Primeira Guerra Mundial, que teve início em 1914.

Alemanha, Império Austro-Humgaro e Itália formaram a Tríplice Aliança, derrotada pela aliança entre França, Rússia e Reino Unido. O conflito encerrou-se em 1918 e deixou marcas.

Sob Hitler, a Alemanha experimentou um forte desenvolvimento econômico e fortalecimento militar, que sucedeu dias de caos econômico, o mesmo acontecendo na Itália com Mussolini. A aliança entre Alemanha e Itália foi restaurada e uma nova grande guerra viria a partida da anexação da Áustria pela Alemanha, invasão da Polônia e agressão à União Soviética, trazendo França, Reino Unido e Estados Unidos para um conflito sangrento, que mais uma vez terminou na derrota alemã.

O Muro de Berlim

Após a rendição alemão, foi imposto ao país uma divisão entre União Soviética, França, Reno Unido e Estados Unidos, que, em razão das hostilidades entre o bloco socialista e o bloco ocidental acabou se tornando uma divisão entre Alemanha Ocidental, liberal, e Alemanha Oriental, socialista.

Em razão dessa divisão foi erguido um extenso muro, dividindo as duas Alemanhas. Somente em 1989, com o derretimento do bloco socialista na Europa, o muro caiu e as duas Alemanhas iniciaram o processo de reunificação.

This post was last modified on 4 de abril de 2015 11:13

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024