Categorias História

Capitalismo: Surgimento, Fatores e Fases

Ainda que muito se confunda com orientação política, o capitalismo é um fenômeno inerente à sociedade humana. A origem do capitalismo está na busca do acúmulo de riquezas por uma classe economicamente produtiva, que se opõe ao modelo monárquico vigente na Europa da Idade Média e da Idade Moderna.

Capitalismo x Mercantilismo

A origem do capitalismo moderno é o mercantilismo europeu, surgido ainda na Idade Média, com grande ênfase no comércio de metais e especiarias. Ainda que parte das riquezas geradas pelo comércio fosse apropriada pela Coroa, a atividade mercantil originou uma bem abastada nova classe, a quem se convencionou chamar burguesia, que logo adquiriria um papel importante nas mudanças políticas que marcariam a Europa, sobretudo a partir do século XVIII.
Capitalismo x Revolução Industrial

Foi a partir do século XVIII que o capitalismo começou a adquirir uma nova forma. As mudanças vieram a partir do advento da Revolução Industrial.

A Revolução Industrial, marcada pelo início da produção de bens em larga escala, a partir da automatização dos processos, não suprime do contexto capitalista o comércio. Ao contrário, intensifica-o.

Por outro lado, faz surgir uma nova classe, o proletariado, mão de obra empregada nas fábricas, que, no século XX, produzirá movimentos políticos que confrontam o capitalismo como política de estado.

No liberalismo, ideologia surgida no mesmo período da Revolução Industrial, o capitalismo é o motor da sociedade, a partir da geração de riqueza, ocupação, renda, consumo e expansão da atividade econômica. Do ponto de vista social, todavia, esse movimento histórico não trouxe os benefícios prometidos. Ao contrário, a classe burguesa, capitalista, comercial ou industrial, se apropriou, não só dos meios de produção, mas dos mecanismos políticos e repressivos do Estado, originando conflitos que colocaram o capitalismo sob questionamento. Como consequência, o século XX foi marcado por uma revisão dos princípios liberais, surgindo, dentro do ambiente liberal, o Estado mediador de conflitos e promotor do bem estar social. De outro lado, a experiência socialista abortou o capitalismo como orientação econômica dentro das políticas de Estado. Esse, ao contrário, se apropriou dos meios de produção.

Capitalismo financeiro

Não se deve presumir que o capitalismo financeiro é um fenômeno recente. Ele está presente desde o século XV. O capitalismo financeiro surge da necessidade de financiamento da atividade econômica. Surgem, então, os bancos.

A partir do século XX, com a expansão da atividade econômica, o capitalismo financeiro ganha cada vez mais força. De tal modo que passa a ter grande influência nas políticas de Estado, competindo, não só pela demanda pública e privada por crédito, mas, principalmente, pela apropriação da riqueza das nações por meio do controle das políticas públicas.

This post was last modified on 6 de abril de 2015 12:24

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024