Categorias História

Colonização Francesa nas Américas

O movimento de colonização francesa na América teve inicio no século XVI, no cenário das importantes navegações e da conquista de novas terras e caminhos marítimos pelos europeus.

Acompanhando o ritmo colonialista implantado pelos portugueses e espanhóis, os franceses, holandeses e ingleses procuraram se abrigar em áreas em que os primeiros colonizadores até então não tinham se estabelecido, gerando muitas disputas e combates entre as nações colonizadoras.

Os franceses chegaram a se consolidar na América do Norte, nos territórios dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço. Em 1603, as colônias de Nova Escócia na Acádia, Nova França no Canadá e Terra Nova começaram a ser organizadas. Já em 1608 foi criada a Québec e a Montreal em 1643. Por volta de 1682 apareceu a cidade de Nova Orleans, situada no vale do Rio Mississippino no estado de Louisiana.

Conseguiram chegar ao comando de certas ilhas do Caribe como Hispaniola, Martinica, Guadalupe, Tobago e Santa Lucia, e de uma porção da América do Sul que ganhou o nome de Guiana Francesa. As colônias comercializavam peixe, frutas e açúcar.

Para preservar o domínio das colônias, a monarquia francesa usou influencia local. A povoação foi muito pouca, e as colônias passaram a desempenhar o papel somente de cargos estratégicos e comerciais.

O Tratado de Paris, assinado em 10 de fevereiro de 1763, separou a região francesa entre espanhóis e britânicos. No mesmo período das guerras napoleônicas, a França recuperou alguns de seus domínios do norte da América, depois do Tratado de Santo Ildefonso, em 1796. Desencantado com o território, Napoleão negocio a área da Louisiana com os Estados Unidos.

América do Norte

Da mesma forma que os espanhóis e portugueses, os primeiros pesquisadores franceses que se aproximaram da região procuravam caminhos para as Índias e minas de metais preciosos. O rei da França enviou, em 1524, o pesquisador italiano Giovanni da Verrazano para conhecer o território entre a Terra Nova e a Flórida procurando uma rota para o Oceano Pacífico.

Sem alcançar o seu propósito, Giovanni, porém, foi o primeiro europeu considerado pela história pública a ter conhecido o litoral americano do Atlântico Norte, isto é, Estados Unidos e Canadá. Alguns pensam que a Terra Nova foi encontrada pelo navegador português João Vaz Corte Real em 1472, 20 anos antes de Cristovão Colombo aparecer na América.

Foi em 1534 que Jacques Cartier realizou a primeira das três viagens de reconhecimento de Rio São Lourenço e Terra Nova. Em 1541, Cartier foi à procura do famoso reino de Saguenay e criou um povoado definitivo no Rio São Lourenço.

Em agosto de 1541 foi implantada uma fortaleza conhecida como Charlesbourg-Royal, que foi abandonada, e onde hoje se localiza a Quebec. Cartier prosseguiu com a procura do lugar histórico e alcançou o rio Ottawa. Após esse período de buscas, Cartier retorna a França em 1542.

O rei Carlos IX, em 1562, mandou Jean Ribault e uma equipe de protestantes franceses para estabelecer uma colônia no norte da América, e foi a partir daí que eles começaram a explorar o Rio St. Johns onde atualmente localizasse Jacksonville, na Florida.

O segundo na liderança era René Goulaine de Laudonnière que construiu em 22 de junho de 1564 o Fort Caroline. Em 1565 a Espanha por meio de Pedro Menéndez de Avilés organizou a colônia de St. Augustine localizada a cerca de 60 km ao sul, intimando o exercito Frances do Fort Caroline.

Pedro Menéndez avançou com sua infantaria e roubou, em 20 de setembro de 1565, o Fort Caroline, aniquilando vários e expulsando definitivamente a França da região.

Canadá e Grandes Lagos

A França, no século XVI, reuniu todos os seus esforços em torno do Canadá, e criou, em 1599, o Tadoussac. Samuel de Champlain inaugurou uma estação comercial que originou a capital de Quebec, que mais tarde veio a se tornar a capital da Colônia Francesa presente no norte da América, em 1608.

Em Quebec, Samuel foi obrigado a se unir com os nativos em combate com os índios iroqueses. O reconhecimento dos Grandes Lagos continuo e Jean Nicolet, em 1634, chegou a então Wisconsin.

Em 1663, Louis XIV apresentou a Nova França como sendo um domínio real. Foram conduzidos barcos compostos por 775 mulheres para se casarem com os estipulados na região. A partir daí os habitantes começaram a crescer, chegando a 85000 indivíduos em 1754.

Livre da soberania real, huguenotes e os padres jesuítas seguiram se estabelecendo na área de Nova York e do rio Hudson.

América do Sul

Os franceses tentaram ocupar o Brasil por meio do Rio de Janeiro, porém foram afastados pelos portugueses e nativos da região. Entre os anos de 1612 e 1615, tentaram outra vez por Maranhão e São Luís.

A Guiana Francesa foi primeiramente colonizada pela França em 1604. Entre 1851 e 1951 a região foi palco para a construção da colônia da Ilha do Diabo. Na atualidade, a Guiana Francesa ainda continua sobre o domínio Frances.

Mesmo com uma perda muito grande do litoral que ia do nordeste de Itamaracá até as Guianas aproximadamente em 1585 com a criação da primeira cidade de Salvador e Vila de Olinda, os franceses representaram o grande domínio europeu ao longo do século XVI na grande porção do nordeste sul-americano.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023