Categorias História

História do Chá

Consumido em todos os cantos do mundo e responsável por proporcionar inúmeros benefícios à saúde, o Chá é a segunda bebida mais consumida no planeta e, em especial, idolatrada nos países orientais. No entanto, a história do Chá, até os dias de hoje, ainda não é bem esclarecida ou exata. A China é considerada, pela maioria dos historiadores que estudam o Chá, o país de origem da bebida.

Diz a lenda acerca da história do Chá que o imperador chinês Shen Nong (ou Shen Nung), sucessor de Fu Xi, foi o responsável por descobrir a bebida obtida a partir da infusão de água quente com flores, folhas, ervas ou raízes. Em 2737 a.C., Shen Nong estava descansando embaixo de uma árvore enquanto seus servos ferviam a água. Quando foi tomá-la, folhas da árvore Camellia Sinensis caíram dentro da bebida e o imperador resolveu experimentar, ficando encantado com o sabor da mistura.

A China e a Descoberta do Chá

Conhecido pelo seu povo como o “Curandeiro Divino” ou “Fazendeiro Divino”, o imperador Shen Nong dedicou a maior parte de sua vida à descoberta de plantas, flores e ervas que pudessem ter efeitos medicinais. Após descobrir o Chá por um acaso, o chinês se empenhou em difundir a bebida e torná-la popular em seu país. Lenda ou não, a história do Chá ficou assim conhecida e hoje, milhares de anos depois, ainda é uma bebida que sempre apresenta novos benefícios e virtudes à saúde.

Muitos anos após a descoberta da bebida pelo imperador Shen Nong, entre os anos de 618 e 906 d.C., o Chá foi classificado como a bebida nacional da China. Em aproximadamente 780 d.C, o poeta e monge budista chinês Lu Yu escreveu uma espécie de manual sobre as formas de cultivo dos chás, além de descrever em sua obra, também, os cerimoniais e as tradições espirituais relacionadas à bebida. O livro de Lu Yu, hoje considerado o “Sábio do Chá”, recebeu o título de Ch’a Ching.

Anos depois, o Chá começou a ganhar popularidade em outros locais além da China. A bebida foi levada para o Ocidente através da Rússia e da Ásia Central. Porém, apenas no século XVI, época em que os lusitanos seguiram rumo ao Extremo Oriente, o Chá foi levado para os países da Europa. A partir de então, a bebida virtuosa começou a ser divulgada e comercializada por todo o Continente Europeu.

Popularização do Chá em todo o mundo

O Reino Unido é conhecido em todo o planeta pela tradição do “Chá da Tarde” e trata-se de um dos países onde a bebida é mais consumida, de forma cultural. No entanto, curiosamente, o Chá só chegou na Inglaterra por volta de 1662, quando a princesa portuguesa Catarina de Bragança difundiu a cultura da bebida. Casada com o Rei Carlos II da Inglaterra, Catarina promovia “Tea Parties” (Festas do Chá), eventos onde as mulheres passaram a conhecer a infusão. Só depois o Chá passou a ser consumido, também, pelos homens britânicos.

No final do século XVII, de acordo com a história do Chá, a bebida podia já podia ser encontrada em cafés do Reino Unido e o consumo já era bastante popular por lá. O Chá, até esse momento, era consumido a qualquer hora do dia. Foi no início do século XIX, por volta de 1840, que nasceu a tradição do “Five O’Clock Tea” (Chá da Tarde), impulsionada pela sétima Duquesa de Bedford de Londres, Anna Maria Russel.

No Brasil, e em diversos outros países, o Chá começou a ser cultivado no século XIX. Diz-se que a qualidade dos cultivos brasileiros era alta, porém o país não conseguiu competir com os preços dos Chás cultivados na Ásia. Atualmente, a região do Brasil mais rica em relação ao cultivo de Chá está no estado de São Paulo, no Vale da Ribeira. Tendo a maior parte da produção voltada para a exportação, hoje a qualidade do Chá brasileiro é inferior à qualidade dos primeiros cultivos.

A Cultura do Chá

Após ganhar, praticamente, o mundo todo, o Chá é uma bebida que faz parte da cultura de diversos países, além da China e do Reino Unido. A Índia é o segundo país que mais produz Chá no mundo, sendo o “Chaai” (termo utilizado na Índia para designar a infusão) uma bebida muito consumida pelos indianos em ocasiões como café da manhã e jantar. Na versão indiana, o Chá ganha o acréscimo de leite e açúcar.

No Japão, uma série de rituais e tigelas próprias, fabricadas em cerâmica, são utilizadas para tomar o Chá, que é tido pelos japoneses como a “bebida que cura”. Essa cultura foi adotada ainda no século XII e influenciou a popular “Cerimônia do Chá Japonesa”, que obteve o seu formato final, tal como conhecemos, no século XVI. Nesta cerimônia, os japoneses tomam o Chá Verde (matcha).

Outros países, ainda, são adeptos da Cultura do Chá, como a Grã-Bretanha, onde as pessoas tomam a infusão até com cerveja; o Sri Lanka, onde o Chá é servido de forma semelhante à cultura inglesa, com o acréscimo de leite aquecido e açúcar; e nos Estados Unidos, onde os Chás mais populares são os gelados (Sun Tea).

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023