Categorias História

Liberalismo, Protecionismo e Independência dos EUA: Características, Guerra Civil e Industrialização

O inglês Adam Smith (1723 – 1790) é considerado o pai do liberalismo econômico. Em sua obra mais famosa (A Riqueza das Nações) Adam defende a teoria de que a economia é capaz de funcionar por si mesma. Portanto, o liberalismo consiste em um distanciamento entre o Estado e a sociedade de civil, além da defesa do livre comércio.

O pensamento protecionista, por sua vez, teve início nos EUA quando o presidente George Washington assinou a Lei de Tarifas Alfandegárias, em 1789. O protecionismo visa proteger as atividades internas por meio de várias medidas econômicas, em oposição a disputa dos produtos estrangeiros que buscam o livre comércio (defendido pelos britânicos). Sendo assim, o protecionismo é uma ferramenta econômica que garante politicamente o triunfo de uma nação independente, já o livre comercio é visto como um meio econômico que garante o mesmo para nações interdependentes.

A política protecionista americana foi mantida ao longo do século XIX. O presidente republicano Abraham Lincoln sempre foi um opositor do livre comercio e se manteve fiel ao protecionismo.

Independência dos Estados Unidos

Os americanos, inspirados nos iluministas e apoiados pela França, Espanha e Holanda lutaram pela independência, que foi conseguida em 04 de julho de 1776 e confirmada pelo Tratado de Versalhes, no dia 03 de setembro de 1783.
A ampliação do território dos Estados Unidos ocorreu por meio da guerra, compra e diplomacia:

• A Louisiana foi comprada da França em 1803, a Flórida da Espanha em 1819 e o Alasca da Rússia em 1867;

• O Texas, a Califórnia, o Novo México, Utah, Nevada, Colorado e Arizona foram conquistados por meio da guerra contra os mexicanos (1846 – 1848);

• Por meio da diplomacia a Inglaterra cedeu o Oregon em 1846.

A guerra civil americana

A guerra civil americana (1861 – 1865) aconteceu devido ao conflito de interesses entre o norte industrial (que queria acabar com a escravidão e limitar as importações de manufaturados), e o sul agrário (que contava com o trabalho escravo em suas lavouras e queria continuar comprando produtos manufaturados ingleses).

Esse confrontou começou quando sete estados do sul decidiram se separar dos EUA e fundaram os Estados Confederados da América. Diante disso, o presidente Lincoln, em resposta a essa separação, declarou guerra. Essa guerra ficou conhecida como Guerra de Secessão.

Em 1863 o presidente também aboliu a escravidão e dois anos depois a guerra terminou com a vitória do norte, que possuía o dobro da população do sul.

Após a Guerra de Secessão, medidas foram tomadas visando a reconstrução do país. Leis protecionistas que beneficiavam o comércio e a indústria foram aprovadas. Com isso as cidades cresceram e o parque industrial evoluiu. Sendo assim, em poucas décadas os EUA se transformaram na maior potência econômica e industrial do mundo, posição esta, consolidada após a Primeira Guerra Mundial.

This post was last modified on 25 de agosto de 2015 13:45

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023