Categorias História

Marquês de Pombal – Era Pombalina

A Era Pombalina foi uma época importante na história de Portugal e do Brasil. O período corresponde aos anos em que Marquês de Pombal (1699 – 1782) exerceu o cargo de primeiro ministro português, durante o reinado de Dom José I, de 1750 a 1777.

A sua administração foi responsável por reformas polêmicas e muito impactantes na política e na economia, sobretudo do Brasil. O Marquês de Pombal desejava fazer de Portugal uma grande potência europeia, como havia sido séculos atrás. Para isso, implementou algumas mudanças que focavam no aumento de poder. O papel do Brasil em relação aos colonizadores mudou. Para o primeiro ministro português, a antiga colônia deveria suprir as necessidades comerciais e materiais da metrópole.

Antes de chegar ao governo, Sebastião José de Carvalho e Melo, que então era apenas o Conde de Oeiras, fora fortemente influenciado pelos pensadores iluministas. Ele queria que Portugal adotasse medidas liberalizantes, que modernizassem o Estado e reduzissem o poder da nobreza e da Igreja. Pompal foi um representante do chamado despotismo esclarecido, tendência marcada pelo poder absolutista de monarquias que se somavam a algumas práticas modernas.

Ao centralizar o poder no Estado Português, o Marquês teve mais liberdade para aplicar medidas polêmicas. A Era Pombalina ficou marcada na História do Brasil pelo o aumento da dominação política e econômica da colônia. Políticas de exploração que aumentavam o poder central fortaleceram a coroa portuguesa.

Nos anos que prosseguiram houve transição entre o absolutismo do Antigo Regime às reformas liberais propostos pelo Iluminismo. Em meio a essas duas formas de fazer política, o Marquês fez um balanço, típico do despotismo esclarecido. Aplicou medidas sociais e culturais que amenizassem o poder do governo absolutista.

Quando o rei Dom José I morreu, em 1777, sua filha Maria I assumiu o trono e demitiu o Marquês de Pombal. Conheça agora algumas reformas importantes realizadas por ele enquanto era primeiro ministro português.

Reformas em Portugal

Pombal desejava fortalecer a coroa através de um alargamento do seu poder. Com isso, acabou entrando em conflito com a nobreza e com a Igreja Católica, que detinham privilégios seculares que advinham do Antigo Regime. Veja algumas medidas:

  • Modernização da máquina do Estado, com base em princípios racionalistas.
  • Recuperação das finanças do governo graças a uma melhora no sistema de arrecadação.
  • Criou a Companhia das Vinhas do Alto Douro e investiu na produção vinícola de pequenas propriedades.
  • Estimulou a recuperação das manufaturas portuguesas, que estavam em crise desde o século anterior por causa da concorrência inglesa.
  • Pombal fomentou a produção agrícola para retirar Portugal da dominação inglesa que iniciara no século XVIII.
  • Com o enfraquecimento da nobreza e do clero católico, os burgueses puderam, aos poucos, participar do governo.

Reformas no Brasil

Se as políticas reformistas da Era Pombalina foram liberalizantes em Portugal, na Colônia o processo foi inverso. Pombal implementou mudanças que aumentaram a fiscalização e o centralismo na metrópole. Veja as principais medidas:

  • Criação de mais dois estados: Grão-Pará e Maranhão.
  • Políticas de incentivo ao plantio de algodão no Maranhão.
  • O poder sobre as regiões auríferas foi intensificado. Pombal criou formas de fiscalização e aumentou a cobrança de impostos sobre a exploração do ouro.
  • Pombal criou a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba. Seu objetivo era dinamizar a exploração de riquezas e controlar o comércio. A mudança vinha acompanhada de mecanismos para evitar a prática do contrabando.
  • Muitas escolas régias leigas foram criadas, com o intuito de tirar a educação da mão dos religiosos. O ensino passa a ser laicizado, com o Estado controlando-o e ditando as diretrizes.
  • O arrocho fiscal da Era Pombalina é caracterizado, principalmente, pelo aumento de tributos como o subsídio literário (para o ensino estatal) e pela contribuição para a reconstrução de Lisboa, que havia sido devastada por um terremoto em 1755.
  • Os jesuítas foram expulsos do Brasil. Cessava sua influência na política, sobretudo no sistema de educação. O objetivo de Pombal era controlar os jesuítas e até mesmo a Igreja Católica no Brasil.
  • As divisões do território brasileiro em Capitanias Hereditárias, criados logo após o descobrimento do país, foram eliminadas através de um decreto em 1759. As divisões das propriedades voltaram, então, ao controle do governo português.
  • Transferência da capital do Vice-Reino, de Salvador para o Rio de Janeiro. Essa medida modificou o eixo econômico, que passou a estar localizado no sudeste, e não mais no nordeste.
  • A escravidão indígena foi abolida. Como os jesuítas tinham a bandeira das políticas para os povos indígenas, o governo passou a administração das missões dos índios para o recém-criado Diretório dos índios.
  • No sul, Marquês de Pombal fortaleceu o sistema defensivo no litoral de Santa Catarina. Era uma medida para reduzir os conflitos constantes com espanhóis. Seus esforços resultaram na assinatura do Tratado de Madrid, de 1750, e de Santo Ildefonso, em 1977. Eles delimitavam os territórios de Portugal e Espanha, para acabar com as disputas.

This post was last modified on 22 de agosto de 2016 17:26

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023