Categorias História

Período Neolítico

O Período Neolítico foi o último passado pelo homem na Pré-História, e o que antecedeu a Idade dos Metais. Também é conhecido como Período da Nova Pedra ou Período da Pedra Polida. Aconteceu entre 10 mil anos a.C. e 6 mil anos a.C., tendo finalizado com o surgimento da escrita. Foi uma época de grandes transformações culturais e econômicas. O homem passou a ser mais sedentário (acomodado em regiões específicas) e seu domínio sobre a natureza ficou maior.

Os agrupamentos humanos saíram do nomadismo e passaram para a sedentarização. Ele passou a viver em aldeias, localizadas normalmente próximas a rios. O lugar era estratégico porque havia água e terra fértil para o plantio, visto que o homem passou a dominar técnicas de colheita.

Nesse período o ser humano começou a domesticar animais para a otimização do trabalho, como cães, dromedários, cabras e bois. As funções também passaram a ser divididas. Os homens eram encarregados de caçar, pescar e cuidar da segurança do local, e as mulheres plantavam, colhiam e cuidavam dos filhos.

Devido à necessidade de armazenar sementes, as pessoas passaram a produzir diversos tipos de vasos para a conservação. Por causa disso, a peça de cerâmica passa a ser utilizada também como um fim decorativo. O comércio começou a ser praticado pelos habitantes, e o dinheiro começou a ser desenvolvido. A moeda utilizada pelos homens nesse período era representada por vários tipos de sementes, cada uma com um valor. Como a produção agrícola era muito rentável, sempre sobravam matérias-primas que eram trocadas por roupas e utensílios com outras aldeias.

Nesse período o ser humano também abandonou as tradicionais peles do Paleolítico. Como essa vestimenta dificultava a movimentação na hora da caça, as aldeias passaram a se vestir com tecidos mais leves, feitos de lã, linho e algodão.

Mudanças do Período Neolítico

A principal mudança que os povos do Neolítico enfrentaram foi de ordem econômica. Ao invés de gastarem toda sua energia com a caça, os homens desenvolveram técnicas de cultivo, pois elas lhes traziam muitos benefícios. As mudanças do período foram tão intentas que alguns estudiosos designam o período como “Revolução Neolítica” ou “Revolução Agrária”. Entre as principais mudanças estão:

  • Alterações climáticas que elevaram o nível do mar e aqueceram diversas regiões.
  • O surgimento de florestas tropicais e temperadas, além de grandes rios e desertos.
  • A vida vegetal passa a ser mais propícia para a existência humana.
  • Surge a fauna como conhecemos.
  • Animais de grande porte, muitos deles predadores em relação ao homem, desaparecem.
  • Evoluções das técnicas de trabalho humanas.
  • Domesticação de animais e desenvolvimento da agricultura.
  • Aumento da população graças ao novo estilo de vida.
  • Maior cooperação entre os indivíduos no trabalho, o que proporcionou um maior conhecimento organizacional.

O Período Neolítico marca o fim de uma era na qual o homem precisava se deslocar continuamente. A vida sedentária facilitou a organização social baseada em uma hierarquia clara, que mais tarde deu origem ao Estado. O surgimento da escrita é um dos acontecimentos mais importantes da história humana, pois marca tanto a transição do Neolítico para a Idade dos Metais (Bronze e Ferro), como também da Pré-História para a História.

Características culturais

Uma das principais características do Período Neolítico é o desenvolvimento dos materiais. A pedra polida passou a ser utilizada em machados e outros instrumentos importantes para o cotidiano. Técnicas de cerâmica, tecelagem, cestaria, entre outras, proporcionaram a criação de objetos que facilitavam a vida em sociedade. Outra descoberta importante foi a roda, que possibilitou criar veículos de tração animal.

A religião que marca a transição do Paleolítico ao Neolítico é baseada na adoração ao feminino. Muitas representações artísticas do período demonstram o quanto à mulher era associada à natureza. Muitos objetos encontrados por arqueólogos simbolizam a maternidade como o centro de importância da vida humana.

As casas tinham formato redondo, e eram feitas com argila seca ou madeira. Elas possuíam apenas uma divisão, e os seus alicerces eram feitos de pedras ou pilares de madeira. O teto era coberto com colmos, e dentro de um cômodo havia uma lareira para aquecer o ambiente. As camas eram criadas basicamente do mesmo material das paredes, e havia diversos bancos de pedra próximos às extremidades, que eram divididos de acordo com a posição social e a idade.

Os humanos usavam muitos acessórios de pedras de ouro, prata ou cobre. Novos tecidos foram utilizados para as roupas, o que permitiu a criação de peças diferenciadas. As mulheres, por exemplo, vestiam-se com roupas coloridas e utilizavam véus na cabeça que lhes cobriam os olhos.

O culto ritualístico também exerceu forte influência nos modos de vida. Por exemplo, a crença religiosa baseada no feminino era tão forte que os homens associavam a fertilidade da mulher à fertilidade da terra. Dessa forma, acreditavam que fenômenos sobrenaturais possibilitavam uma boa ou má colheita. Além de estatuetas e outras peças de culto, os povos faziam monumentos megalíticos, que eram construções de pedras utilizadas em alguns cultos.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023