Categorias História

Resumo Dia dos Namorados

O dia dos namorados consiste em uma data comemorativa não oficial, porém, celebrada em todo o mundo. A data é basicamente destinada aos casais – sejam eles namorados, esposos, pretendentes e outros que estejam completamente apaixonados um pelo outro.

A tradição faz com que durante esta data haja a troca intensiva de amor pelos casais – seja por meio de cartões, chocolates e presentes de modo geral.

Em território brasileiro o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho. Porém, mundo afora a data é comemorada predominantemente em 14 de fevereiro (sendo ela conhecida como Valentine’s Day, ou seja, Dia de São Valentim).

Mas afinal, porque essas datas foram às escolhidas para a celebração do dia dos namorados? Confira a seguir a origem de ambos os dias.

Dia dos namorados no Brasil – 12 de junho

No Brasil o dia dos namorados está diretamente relacionado à história de um frei português – o frei Fernando de Bulhões, conhecido como Santo Antônio.

O frei, em suas orações e pregações, costumava dar destaque para o casamento, para a união de casais e, especificadamente, para o amor. Não à toa, foi com base em suas mensagens que ele começou a ganhar a fama de santo casamenteiro.

Em 1949 um dos maiores publicitários de todo o Brasil, João Dória, criou um comercial em rede nacional que relacionava à comemoração do dia dos namorados ao dia 12 de junho.

O dia de Santo Antônio é comemorado em todo o Brasil em 13 de junho. Por isso, a data que antecede o seu dia (12 de junho) foi a escolhida por João Dória para o dia dos namorados.

A aceitação por parte dos brasileiros foi geral e, desde então, o dia 12 de junho é o escolhido para a troca de presentes, afeto e amor entre os casais apaixonados.

Assim como também acontece em outros países, nesta data os casais de namorados, esposos e apaixonados em geral trocam cartões, flores, presentes e outros ‘mimos’ entre si.

Dia de São Valentim – 14 de fevereiro

Aparentemente, o Brasil foi um dos únicos países que não teve grande aceitação do dia 14 de fevereiro para o dia dos namorados (apesar de também ser uma nação cristã).

Mas afinal, porque será que grande parte do mundo comemora o dia dos namorados em 14 de fevereiro? Para entender precisamos voltar um pouquinho no tempo, mais especificadamente, no período que marcou a transição entre a Antiguidade e a Idade Média.

No início da Idade Média, o cristianismo tinha uma força imensurável. Neste período, em território europeu, mesmo os que não eram cristãos começaram a se converter – com o objetivo de adaptação à moral e aos dogmas cristãos.

Não à toa, alguns imperadores começaram a praticar a perseguição a cristãos que não seguiam com os princípios do Império Romano.

No século III depois de Cristo, um bispo da Igreja Católica, conhecido como Valentim, era o único a celebrar casamentos matrimoniais de jovens cristãos. Incomodado com a prática que feria seus interesses pessoais, o imperador Claudio II decidiu proibir a celebração do amor e do casamento entre os jovens. A razão é “compreensível”: Claudio II via no casamento com uma só mulher um extremo perigo para os jovens militares, já que muitos abandonariam a carreira para ficarem com suas esposas.

Valentim, mesmo sendo proibido e ameaçado pelo Império Romano, não se deixou abater e continuou celebrando os casamentos secretamente – até ser pego e consequentemente, preso.

Após a prisão Valentim foi condenado à morte. Durante os poucos dias que permaneceu na cadeia ele recebeu centenas de bilhetinhos de jovens incitando a importância do amor, do casamento, da união e da paixão.

No dia 14 de fevereiro de 270 d.C. o bispo Valentim foi decapitado. A comoção popular e o próprio martírio na Igreja Católica fizeram com que ele posteriormente fosse considerado um santo: o São Valentim.

Há ainda a crença de que, durante o tempo que passou preso, Valentim teria se apaixonado por uma mulher.

Depois de sua morte São Valentim passou a ser considerado um símbolo do amor e da união: tanto pelos bilhetes recebidos e trocados como principalmente pela celebração de casamentos em um período que o matrimônio monogâmico era praticamente proibido.

Celebração do dia dos namorados nos EUA

Nos Estados Unidos o dia dos namorados também é comemorado em 14 de fevereiro – porém, de uma forma um tanto quanto diferente.

Ao invés de ser comemorada unicamente pelos casados, namorados e noivos, ela também é celebrada por pessoas que se amam – mesmo sem nenhum vínculo próximo ao matrimônio. Sendo assim, a data também é comemorada por pais e filhos, por amigos e por demais indivíduos que se amam.

A troca de presentes criativos e pessoais – como os feitos em casa, por exemplo, é predominante. Sendo assim, receber um cartão de dia dos namorados de um colega de trabalho é algo normal nos EUA.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024