Resumo Dia dos Pais


Basicamente, o Dia dos Pais tem uma origem muito parecida com o Dia das Mães. A data comemorativa foi instituída com o objetivo de fortalecer o laço entre as famílias, valorizando todo o cuidado prestado por aqueles que, além de nos darem a vida, também nos cuidam e protegem.

Resumo Dia dos Pais

E se você pensa que o Dia dos Pais é uma data recente, está muito enganado(a). A celebração do papel dos pais nas famílias é comemorada há mais de 4 mil anos. Tudo começou em território babilônico, quando o pequeno Elmesu decidiu esculpir por conta própria um presente para o seu pai, desejando-o saúde, prosperidade e vida longa.

E foi assim por muitos e muitos anos, até que a data fosse oficializada nos Estados Unidos, no Brasil e no resto do mundo. A seguir, confira o histórico e demais informações relacionadas à comemoração do Dia dos Pais.

Histórico de oficialização do Dia dos Pais

Em 1909, Sonora Louise Smart Dodd, uma norte-americana nativa de Washington e filha de pai civil, escutou um lindo discurso – porém, destinado com exclusividade às mães.

Depois de escutar o sermão, ela decidiu que gostaria de homenagear o seu pai da mesma maneira. O pai da garota, William Jackson Smart, criou os seis filhos sozinhos quando a esposa faleceu alguns anos antes (em 1898) – o que incluía o mais novo, ainda recém-nascido na época.

Veterano civil da guerra, o norte-americano também era agricultor. Quando sua esposa morreu no parto do último filho, abriu mão de tudo para se dedicar ao cuidado deles.

Em 1910, Sonora, sua filha mais velha, já não conseguia mais segurar o orgulho do pai por si só. Ela queria que o mundo todo soubesse da existência de pais incríveis como o dela. E foi pensando nisso que, neste mesmo ano, encaminhou para a Associação Ministerial de Spokane (em Washington, USA) uma petição. Nela a garota explicava a história de seu pai e a importância da criação de um dia só para eles. Sonora pode contar com o apoio da Entidade de Jovens Cristãos de sua cidade.

A associação reconheceu de imediato à importância da comemoração da data, transformando-a em 19 de junho (quando também era comemorado o aniversário de seu pai).

E foi assim que o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em território norte-americano – no aniversário de William Jackson Smart, que agora, era considerado também um verdadeiro ‘paizão’.

Para simbolizar este evento no país foi escolhida a rosa – sendo as brancas para os pais falecidos e as vermelhas para os pais em vida.

Da cidade de Spokane a comemoração se espalhou por todo o estado de Washington até que, no ano de 1924, o então presidente da nação (Calvin Coodigle) optou pela criação de um dia dos pais em âmbito nacional. Porém, foi apenas em 1966 que a data foi oficializada, quando o presidente Lyndon Johnson assinou um decreto que tornava o 3º domingo dos meses de junho a data oficial do Dia dos Pais.

Porém, a data só foi decretada como feriado nacional em 1972, pelo presidente Richard Nixon.

Dia dos pais no Brasil

Como você já deve ter dotado o Dia dos Pais norte-americano não é comemorado no mesmo dia do que no Brasil.

Aqui a celebração ocorre no 2º domingo de agosto, sendo esta uma ideia do publicitário e na época diretor do jornal O Globo (no Rio de Janeiro), Sylvio Bhering, datada de 1953.

O objetivo do profissional era basicamente comercial. Considerando que o Dia das Mães movimentava a economia nos primeiros meses do ano, e o Natal, nos últimos, a ideia do publicitário era criar uma data que impulsionasse também o comércio na transição entre um semestre e outro.

Em um primeiro momento, Sylvio optou pela comemoração do “Dia do Papai” em 16 de agosto, uma vez que a data coincidia com o dia de São Joaquim (avô de Jesus e pai de Maria).

No mesmo ano, a data se espalhou e foi comemorada em praticamente todos os cantos do Brasil. Posteriormente, oficializou-se o dia dos pais no Brasil no 2º domingo do mês de agosto – da mesma forma como também é comemorado o dia das mães no 2º domingo de maio.

O Dia dos Pais, atualmente, só perde em lucratividade para o Natal, Dia dos Namorados e Dia das Mães.

Dia dos pais em outros países

Algumas datas de comemoração do Dia dos Pais em outros países são:

  • No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no 3º domingo de junho – porém, sem muita festa;
  • Em Portugal, Espanha e Itália o dia dos pais é comemorado junto com o dia de São José, em 19 de março;
  • Na Grécia, o dia dos pais é em 21 de junho;
  • Na Alemanha, os pais comemoram o seu dia junto com o dia da Ascensão de Jesus (em meio ao feriado de Páscoa).