Categorias História

Resumo do Antigo Egito: O Médio Império (2000 a.C a 1580 a.C)

O médio império do antigo Egito tem início com a volta da centralização do poder para as mãos do faraó, modificando assim a descentralização existente no antigo império.

Isto aconteceu depois da revolta dos nomarcas, que tentavam abalar a imagem do faraó, e, embora tenham tido algum sucesso inicialmente, não conseguiram evitar que acontecesse essa centralização do poder. O início do médio império no antigo Egito se deu aproximadamente no ano de 2000 a.C.

O primeiro faraó do médio império foi Amenhemet I, que inaugurou a XII dinastia egípcia. Com a mudança e o início do médio império, o faraó buscou, inicialmente, colocar fim ao momento histórico conturbado vivido pelos egípcios nos três séculos anteriores à sua coroação.

As mudanças do médio império

A primeira grande mudança proporcionada pelo médio império foi uma maior estabilidade da civilização egípcia, que voltou a viver momentos áureos, experimentando até mesmo um crescimento populacional.

As atividades comerciais também viveram um momento importante com o médio império, com a agricultura apresentando excelentes resultados, colheitas abundantes e uma maior articulação comercial como consequência.

A cultura egípcia, sempre muito rica, também viveu momentos áureos durante o médio império, com a realização de projetos arquitetônicos magníficos, assim como um avanço da literatura e das artes, em especial a pintura, sempre muito utilizada para reverenciar a importância dos faraós e de seus feitos.

O fim do médio império

Embora tenha gerado um avanço muito grande, o médio império também sofreu com os problemas gerados pela riqueza, como a recusa do trabalho por parte de camponeses, além de algumas classes que passaram a reivindicar maior poder político.

Assim, em aproximadamente 1630 a.C., o Egito foi facilmente dominado e invadido pelos hicsos, uma civilização asiática bastante evoluída em técnicas de combate para a época.

Os hicsos dominaram o Egito por quase um século, até sua expulsão por parte dos egípcios. Esta expulsão dos hicsos marca o início dos acontecimentos que levaram o antigo Egito até o novo império.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023