Categorias História

Resumo do período mesozoico

A história do planeta Terra é extremamente extensa e ultrapassa os milhões de anos, sendo dividida em inúmeras Eras para facilitar o seu estudo. A Era Mesozoica é a segunda na linha do tempo da humanidade e vem depois da Paleozoica e antes do período intitulado Cenozoico.

Estima-se que a Era Mesozoica tenha acontecido aproximadamente entre 251 e 65,5 milhões de anos atrás. O grande marco deste período é a existência e extinção dos dinossauros e são justamente os seus fósseis que permitem tal estimativa de tempo. Vale ressaltar, ainda, que foi neste período que surgiram os primeiros mamíferos do planeta.

Nesta época, a formação dos continentes também era bem diferente daquela que hoje conhecemos. Durante esta Era, a Terra tinha um único continente chamado de Pangeia. A separação tal como conhecemos atualmente levou milhões de anos e está relacionada à movimentação das placas tectônicas.

O termo mesozoico tem origem nas palavras gregas “meso” e “zoico” significando respectivamente meio e vida. Na história da Terra, este é o período que marca exatamente o meio da pré-história.

Fascinante e imprescindível para uma melhor compreensão da história do planeta, entenda mais sobre esta Era neste resumo sobre o período mesozoico.

As três fases da Era Mesozoica

A Era Mesozoica corresponde a um período de cerca de 140 milhões de anos da história do planeta e graças a essa extensa duração foi necessário dividir esta parte do processo evolutivo em três fases para melhor estudo e compreensão.

Veja a seguir quais foram estas fases neste resumo sobre o período mesozoico e suas principais características e contribuições:

Fase Triássica

Com cerca de 45 milhões de anos, o triássico estendeu-se de 250 a 205 milhões de anos atrás.
Neste momento da história surgiram os primeiros mamíferos junto aos vertebrados alados, conhecidos como pterossauros, e a plantas gimnospermas.

As florestas da fase triássica eram, sobretudo, de samambaias e árvores coníferas, aquelas utilizadas comumente ao longo das festas de fim de ano e Natal.

A Terra era um único continente, a Pangeia, envolta pela Pantalassa – ou Panthalassa – um único oceano que cercava todo o território firme do planeta;

Fase Jurássica

Se você já assistiu ao Jurrasic Park, com certeza já associou rapidamente o nome desta fase a emoção vivida nas telas e esta relação está absolutamente correta. A segunda fase da Era Mesozoica foi bastante extensa e sua marca principal é o surgimento dos dinossauros.

Este período retrata os anos entre 205 e 142 milhões de anos atrás e outras aparições que marcaram a época são o surgimento das marsúpias além de muitos peixes, anfíbios e aves.

Ao longo do jurássico, o mar sofreu uma extrema elevação de seus níveis resultando no aparecimento dos mares que estão inseridos dentro dos continentes. O Mar Morto é um dos exemplos mais claros deste momento da história.

Entre esses milhares de anos os dinossauros dominaram a Terra que agora era cada vez mais rica em vegetação e vida, inclusive aquática, possibilitando a existência destes predadores que em sua maioria eram herbívoros com seus pescoços alongados para alcançar a vegetação nas árvores mais altas.

Fase Cretácea

Por fim, a última fase nesta divisão entre feito no período mesozoico é, como ficou conhecida, cretácea, momento em que as flores e a vida marinha tiveram um verdadeiro boom deste o surgimento do planeta.

Nesta fase, os dinossauros atingiram o seu apogeu. Entre 135 e 65 milhões de anos atrás a Terra era dominada por estes gigantes que fizeram a cadeira evolutiva se movimentar e dar novas origens.
Os dinossauros mais terríveis de que se tem conhecimento, o tiranossauro que podia alcançar até 15 metros de altura e o velociraptor com sua capacidade de caçar em grupo surgiram nesta fase que, infelizmente, se encerrou com a extinção de toda a espécie.

Entre as inúmeras hipóteses para a completa extinção dos dinossauros a que mais tem força e comprovação em meio ao campo científico é de que um meteoro atingiu o planeta e ocasionou mudanças drásticas ao ambiente. Os predadores que não morreram no impacto, que acredita-se que tenha ocorrido no atual território mexicano, morreram posteriormente devido a escassez de alimentos.

A importância do período mesozoico

A evolução da humanidade é repleta de pormenores que nos possibilitaram chegar no lugar em que estamos. Exclua qualquer uma das fases que foram enfrentadas e possivelmente impactaríamos profundamente o presente.

A Era Mesozoica foi importante por inúmeros motivos e entre eles vale a pena destacar um em especial. O petróleo que hoje é tão explorado e usado em inúmeras circunstâncias do dia a dia, sendo considerado como o “ouro preto” por muita gente tem origem das sedimentações desta época, deste período histórico.

A sedimentação dos mares, onde se encontram grandes arsenais de petróleo e pré-sal, como é o caso do Brasil, foram formados justamente nesta Era e agregam incrivelmente valor aos dias atuais.

Gostou deste resumo sobre o período mesozoico? Aproveite para conferir o de outros períodos da história em nosso site!

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024