Categorias História

Revoluções entre 1770 e 1820

Revoluções entre 1770 e 1820

O período entre 1770 e 1822 foi marcado por uma série de conflitos, sobretudo na América, ainda colônia britânica, e na Europa. Essas revoluções tiveram reflexos que podem ser observados até hoje em termos ideológicos e sociais. Para saber mais sobre o assunto, leia a seguir sobre os principais embates que ocorreram na época.

A Guerra de Independência dos Estados Unidos

Cronologicamente, destacamos primeiro a Guerra de Independência dos Estados Unidos (1775 – 1783). O movimento começou ainda em 1754, com uma tentativa de unificar o território chamado de Treze Colônias. A proposta, feita por Benjamin Franklin no Congresso de Albany, foi negada pelo Rei George II da Inglaterra e também pelos próprios representantes das colônias. No entanto, a sugestão já demonstrava um certo descontentamento de setores da sociedade com o comando monárquico. Ainda entre 1730 e 1740 surgiu uma organização protestante batizada de O Grande Despertar, que consegui juntar lideranças religiosas das treze localidades. Essa ação foi um passo inicial para a unificação definitiva das regiões décadas mais adiante.

Cabe salientar que, de 1754 a 1763, os franceses e britânicos que moravam na colônia foram afetados pela disputa por territórios da França com a Inglaterra, o que culminou na Guerra Franco-Indígena. Formaram-se aí alianças entre britânicos e colonos americanos contra os franceses, transformando de modo significativo a identidade cultural das localidades. No fim, os franceses foram derrotados, porém os americanos ficaram descontentes por não terem ganhado nada em troca pelo apoio aos ingleses. Em adição, a Inglaterra contraiu altas dívidas e o povo questionou se as colônias da América compensavam o empreendimento. Surgiu ali uma conjuntura que enfraqueceu os laços entre Inglaterra e os territórios conquistados no continente americano.

• Pode-se considerar a Guerra de Independência dos Estados Unidos a primeira entre das grandes revoluções entre 1770 e 1820;
• A Independência dos Estados Unidos foi declarada em 4 de julho de 1776, mas a ideia de unir as 13 Colônias vem de 1730;

A Revolução Francesa e demais revoltas entre 1770 e 1820

Muito provavelmente a mais relevante das revoluções entre 1770 e 1822, a Revolução Francesa deu-se de 1789 a 1799. Foi um momento de enorme turbulência tanto para as instituições políticas quanto sociais na França. Na sequência, pode-se sentir o impacto da revolta em várias outras nações do continente europeu.

No princípio, a Revolução Francesa era uma resposta ao modelo de governo monárquico absolutista vigente até então. O sistema fora implementado no país séculos antes e estava entrando enfim em evidente colapso nos três anos que antecederam o processo.

A série de acontecimentos foi resultado de mudanças nas camadas da sociedade francesa. Tais transformações foram possíveis por causa da mobilização da esquerda radical que se alinhou com o povo que vivia no campo e na cidade. Após os ataques, os setores mais poderosos como o clero, os aristocratas e senhores feudais perderam boa parte dos privilégios. Impôs-se preceitos reproduzidos inclusive atualmente de “liberdade, igualdade e fraternidade”. Ou seja, as doutrinas tradicionais da Igreja Católica, dos reis e da aristocracia perderam espaço.

Ela é vista como um marco a partir do qual determina-se o início da Idade Contemporânea. Os ideais da Revolução Francesa também ecoaram em muitos outros eventos, como na nossa Inconfidência Mineira (1789).

• A Revolução Francesa teve papel fundamental em outras revoltas, até no Brasil;
• Seu lema “liberdade, igualdade e fraternidade” é citado até hoje;
• A batalha alterou as estruturas sociais e políticas na França.

Por sua vez, as chamadas Guerras de Independência na América Espanhola começaram em 1808 e se prolongaram até 1829. O ínterim foi marcado por distintos embates entre as colônias na América-Latina e o Império da Espanha cuja intenção era alcançar a independência. Houve uma organização de juntas no México e em Montevidéu, no Uruguai, para reagir em relação à Guerra Peninsular em 1808. Essa guerra teve envolvimento de Espanha e França em batalha com Portugal, Reino Unido, Grã-Bretanha e Irlanda. É possível observar o efeito do enfrentamento em questão no processo de independência nas colônias da América do Sul e Central.

Resume-se assim que as Guerras de Independência na América Espanhola possuíam caráter libertário, tendo alcance civil e internacional.

Na reta final das revoluções entre 1770 e 1822 está a Revolução do Porto (1820), referida pelos historiadores ainda como Revolução Liberal do Porto. Apesar da nomenclatura, o movimento logo saiu da sua cidade de origem e se alastrou por Portugal. De sua reivindicação inicial até a popularização e estabelecimento na capital portuguesa, a revolução contou com a adesão dos militares, da Igreja, dos nobres e da burguesia.

Mesmo que o conflito tenha se passado em terras europeias, o seu contexto está fortemente inserido em episódios da história do Brasil colonial. Um exemplo claro disso é a fuga da Corte de Portugal para cá em 1808, portanto, só 12 anos antes do enfrentamento.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024