Inglês: Condicionais (conditionals)


As orações condicionais são as que demonstram dependência de uma circunstância ou condição e um resultado ou fato. Neste caso, os períodos são compostos, isso significa que possuem uma oração principal seguida de outra oração dependente a qual é denominada oração subordinada condicional. O tempo das situações são independentes: pode ser presente, passado ou futuro.

Inglês Condicionais (conditionals)

Nelas são usadas o if é um substantivo e significa possibilidade, incerteza e, em conjunções se, caso, embora. É usado quando uma condição X tenha um resultado Y.

Essas regras são usadas quando você deseja dar algum conselho, falar sobre possibilidades, traçar planos para o futuro, discutir fatos do cotidiano, criar situações hipotéticas ou comentar questões e escolhas lá do passado. Os condicionais são muito importantes no inglês e auxiliam amplamente para aprender a língua. No nosso português, equivale às frases que iniciam com “se”.

Veja só:
1 – Oração condicional que exprime condição que pode ser introduzida por when e if.
2 – Oração principal, ou main cause, que menciona a consequência.

As orações condicionais são usadas para situações hipotéticas, ou seja, que podem vir a acontecer.

A grande maioria das orações possuem o termo if bem como, no inglês, as frases possuem tempo verbal no passado. São chamadas, portanto, de passado irreal, afinal usa-se o tempo verbal passado sem referenciar que algo de fato ocorreu neste passado. Existem cinco maneiras que trataremos mais a frente. Em algumas orações condicionais negativas existe uma construção alternativa que equivale ao significado do if: unless.

O que você precisa saber é quais os tempos verbais correspondem a cada tipo de condicional. Fique atento para não confundir as orações e os termos que precisam ser combinados com cada uma delas. Confira:

Orações condicionais 0, 1 e 2

Oração tipo zero – é usado para fatos gerais com o tempo verbal simple present da oração com o if e simple past como tempo verbal para oração principal. É usado quando o tempo referido é o agora ou sempre em situações possíveis e reais. Ela indica fatos gerais e o tempo verbal de ambas as frases são em “simple past”. Nestas orações de tipo zero o if pode ser substituído por “when” sem mudar o sentido da frase.
Por exemplo: If this thing happens that thing happens.

Oração tipo 1 – neste caso a condição possível é o resultado mais provável. O tempo verbal de presente a oração com if é simple present e a da oração principal é simple future. Neste caso, é usado para referenciar o presente ou futuro em uma situação que representa a realidade. Ela indica uma condição possível e com resultado provável. O if fica no simple past e a oração principal fica no simple future.

Por exemplo: If this thing happens, that thing will happen.

Por isso, a formação da frase no primeiro condicional fica:
IF SIMPLE PRESENT SIMPLE FUTURE

Oração tipo 2 – neste caso temos uma condição hipotética e o resultado é provável. A oração que têm if fica no simple past e a oração principal é present condroitina ou present continuous conditional.

O tipo dois é usado para referenciar o período de tempo que demonstre o agora ou a qualquer momento, em uma situação irreal. Não há um fato que baseie, indicando situações hipotéticas e resultados prováveis.

Os verbos ficam todos no passado, um uma exceção: o verbo TO BE, leva a forma “were” para todos os sujeitos.

Por exemplo: If this thing happened that thing would happen.

Orações condicionais 3 e mista

Condicional tipo 3 – Neste caso uma condição irreal no passado e que possui resultado provável no passado. A oração com o if fica em past perfect e o tempo verbal da oração principal é em present conditional. As orações deste caso se baseiam em fatos contrários ao que se expressa. É usada para referenciar condições irreais no passado e resultado possível ainda no passado.

Por exemplo: If this thing had happened that thing would have happened.

Condicional mista: por fim, temos a condição irreal no passado com resultado possível no presente. A condicional mista tem past perfect no tempo verbal da oração if e present conditional no tempo verbal da oração principal.

O chamado “mixed type conditional” é usado para demonstrar um período no passado com situação ocorrendo no presente. Elas podem fazer referência a condições irreais no passado. Por exemplo:

If this thing had happened that thing would happen.

Fique atento aos tipos de condicionais e decore as suas regras. Assim, você não erra na construção das frases, afinal as regras no inglês são simples diretas. Os condicionais são amplamente cobrados em provas gerais de inglês, concursos e vestibulares. Treine a construção das frases e se saia bem independente do seu objetivo. A melhor maneira é treinar a construção de diversas frases do mesmo tipo de condicional ou questões de alternativa para determinar o tempo verbal das orações.