Categorias Literatura

A literatura e o Registro da Aventura Humana

A literatura e o Registro da Aventura Humana

A História relata que a escravidão no Brasil teve início ainda na primeira metade do século XVI e se estendeu até o ano de 1888, quando a Lei Áurea pôs fim ao vergonhoso período da história do país.

A História dá conta de que os escravos negros eram trazidos da África em navios negreiros, onde muitos morriam de epidemias antes de chegar ao continente americano. Chegando à colônia portuguesa, eram submetidos a condições de trabalho draconianas, trabalhando de sol a sol, dormindo em senzalas e se alimentando precariamente. O índice de mortandade era altíssimo.

Tudo isso são fatos históricos, por si só, estarrecedores para um homem do século XXI. Não obstante, há poucos registros sobre a escravidão que se comparem à obra poética do baiano Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em 1847.

Castro Alves é um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos e ficou conhecido em sua época como poeta dos escravos. A poesia tem o poder de dramatizar, interpretar e enriquecer a experiência humana e o registro histórico. À experiência literária de Castro Alves, acrescente-se o registro literário daquele período em obras como “Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães.

Dante Alighieri, na “Divina Comédia”, retratou, no início do século XIV, a moral daquele período, presente, também, na obra filosófica de São Tomás de Aquino. Poucos retrataram de forma tão genial as relações sociais e a essência humana como William Shakespeare, considerado autor atual em todas as épocas.

Pode-se dizer que a literatura confere vida à História, é o mais fiel retrato da aventura humana. É a literatura que nos transporta para dentro do enredo histórico, como Milan Kundera, em “A insustentável leveza do ser” transporta o leitor para o Leste Europeu da Guerra Fria. A história é o pano de fundo em meio ao qual os personagens vivem seus dramas pessoais, sempre relacionados aos desafios e conjuntura próprios de cada época e lugar.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023