Categorias Literatura

Árcades Líricos no Brasil

Árcades Líricos no Brasil

O curioso do arcadismo é sua contraposição ao barroco, movimento estético libertário, contemporâneo do Renascimento, surgido no século XV, que esteve em pauta na Europa até o século XVIII.

Apesar desse caráter estético libertário, que misturou durante séculos elementos como a religião e temas profanos, sensualismo e complexidade, com linguagem rebuscada, dramática e, muitas vezes, eivada pelo exagero, além do rigor nas rimas, a poesia barroca foi visto pelos árcades como uma manifestação literária de mal gosto.

O movimento árcade, surgido no século XVIII, também conhecido como neoclássico, propunha uma poesia mais íntegra, despedida dos penduricalhos, liberta do rigor das rimas, que transpirasse racionalidade. Trocava-se o obscurantismo e o jogo de trabalho pela verossimilhança.

O arcadismo veio dotado de uma certa irreverência, presente na obra do português Manuel Maria Barbosa du Bocage, que, entre outros elementos, abusou do erotismo em seus versos. No entanto, a temática desse movimento literário é bem mais ampla, englobando a valorização do cotidiano, a exaltação da natureza, a contemplação do amor e da vida, mas também a crítica à vida urbana, tudo em linguagem simples e objetiva para a época e em uma comparação com o barroco.

Arcadismo no Brasil

O movimento chegou ao Brasil na segunda metade do século XVIII, tendo como marco inicial a publicação de “Obras Poéticas”, reunindo poemas de Cláudio Manuel da Costa. A publicação teve lugar no ano de 1768.

Além de Cláudio Manuel da Costa, o Brasil tem em Santa Rita Durão, Tomás Antônio Gonzaga e Basílio da Gama seus principais expoentes.

Poesia lírica arcádica

A poesia líria é marcada pela presença do “eu poético”, narrada em primeira pessoa, tem o amor, as experiências e a visão do autor como fios condutores da poesia.

Em Tomás Antônio Gonzaga, o lírico está presente, dividindo espaço com o satírico, no princípio mostrando o amor de uma forma mais realista, onde o sofrimento compartilha a alma humana e a obra poética com o prazer, mas foi o próprio Gonzaga quem abri as portas para o romantismo, um movimento caracterizado pela idealização, sublimação e associação ao sofrimento do amor.

This post was last modified on 19 de agosto de 2015 10:40

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023