Categorias Literatura

Arcadismo: História e Características

Até meados do século XX os brasileiros jovens e provenientes da elite se alimentavam da cultura europeia, em especial de Portugal, para trazer tendências literárias e nas artes clássicas para o país. No século XVIII os políticos estavam em ascensão oposta a nobreza, tal como a burguesia, que inspiravam uma nova sociedade e valores.

Com forte influência no iluminismo, surgiu a escola literária Arcadismo que também era conhecido como Neoclassicismo ou Setecentismo e que logo veio para o Brasil. Caracterizado pela inspiração Greco-romana, o forte apelo a natureza e a pureza humana. Sua linha lembrava muito o renascimento, a idealização da mulher amada e o uso de uma linguagem mais simples apesar dos temas épicos.

O início do Arcadismo

Arcadismo foi batizado em homenagem a Arcádia, cidade grega cuja população apreciava a arte da poesia, a simplicidade e espontaneidade sob os comandos do deus Pan. A cidade simbolizava o sonho e belos ideais, tal como aspiravam os artistas deste período. Eles viam em Arcádia um local com uma bela natureza, a calma e a paz que não estão presentes no cotidiano das grandes cidades.

Esses ideais também permearam o Renascimento, estilo artístico que marcou a arte no final da Idade Média. O Renascimento jogou luz num longo período de trevas para a arte, buscando temas clássicos da Grécia e de Roma para trazer artistas até hoje reverenciados como Da Vinci e Michelangelo. A inspiração a este estilo levou os artistas a criarem um movimento que se opusesse ao drama do barroco.

O arcadismo surgiu no auge do iluminismo, movimento filosófico social que valorizava a razão para conquistar a liberdade e independência. Ele foi fonte de inspiração para a Revolução Francesa, a independência dos Estados Unidos, a inconfidência Mineira e o início da Revolução Industrial.

Buscando sempre a objetividade, para descrever temas mais pueris e bucólicos, o Arcadismo retratava um mundo diferente da realidade do momento configurado pela dinâmica das grandes mudanças. Seus personagens eram pastores, o campo e a mulher amada, muitas vezes utilizando de referências em latim.

A oposição ao barroco

O arcadismo surgiu no Brasil logo no início do declínio do barroco e fazendo um contraponto em suas características. Enquanto o barroco predominava a emoção acima do razão assim como o místico e bucólico, o arcadismo dava ênfase no conhecimento e na ciência, com traços da época do renascimento.

No barroco o artista sentia liberdade de fugir as regras, dando margem a expandir sua criação. Um dos artifícios era o exagero na linguagem, grandes efeitos e predominância de temas religiosos.

Já o arcadismo buscou a perfeição formal, através da simplicidade das palavras e seguindo modelos mais clássicos em sua composição. A forma era sempre clara, objetiva, para descrever temas tão recorrentes como a mulher amada e a beleza da natureza.

This post was last modified on 6 de abril de 2015 15:57

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024