Categorias Literatura

Biografia de Vinícius de Moraes: Vida e Obra

Vinicius de Moraes é um dos mais importantes poetas e compositores brasileiros de todos os tempos. De sua parceria com o maestro Antônio Carlos Jobim nasceram clássicos da música nacional como Garota de Ipanema, Chega de Saudade e Eu Sei que Vou te Amar. Para além de seu papel como precursor da bossa nova, são famosos os seus poemas como “Soneto da Felicidade”. Confira a seguir a biografia de Vinicius de Moraes.

Vida e obra

Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 19 de Outubro de 1913. Era filho de um funcionário público, violonista amador, e de uma pianista – igualmente amadora. O interesse de Vinicius de Moraes pela poesia manifestou-se desde cedo. Já a sua iniciação musical acontece quando entra no coral da igreja.

Em 1929 inicia a Faculdade de Direito, onde se formaria 4 anos mais tarde. É neste mesmo período, 1933, que publica a sua primeira obra reunindo poesias: O Caminho Para a Distância. O livro seria premiado dois anos mais tarde. Vale lembrar ainda que, embora formado em direito, nunca exerceu a advocacia.

Trabalhava a princípio como representante do Ministério da Educação na censura de filmes. Em 1938 recebe uma bolsa de estudos e vai para a Universidade de Oxford estudar literatura inglesa. Durante este período trabalha na BBC e ao retornar ao Brasil em 1940 inicia a carreira jornalística. À época possuía uma coluna onde escrevia críticas cinematográficas.

Diplomacia, literatura e música

É igualmente importante na biografia de Vinicius de Moraes a sua carreira diplomática, que durou de 1943 até 1968. Já a sua verve artística manifestou-se no teatro, na música, e claro, na poesia. No primeiro caso, sua peça “Orfeu da Conceição” chegou a ser adaptada pelo cineasta francês Marcel Camus. O filme resultante, Orfeu Negro, levou o Oscar de melhor filme estrangeiro – ainda que seja importante esclarecer que a produção não era nacional.

Na música popular brasileira suas parcerias incluíram grandes nomes. Foram compositores do calibre de Tom Jobim, Chico Buarque, Baden Powell, Edu Lobo, Toquinho, João Gilberto e muitos outros. Tanto quanto as parcerias musicais são marcantes na biografia de Vinicius de Moraes seus muitos casamentos. Fato que lhe acentuou a fama de boêmio mulherengo. O poeta viria a falecer no Rio de Janeiro em 09 de julho de 1980.

This post was last modified on 8 de abril de 2015 08:55

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024