Categorias Literatura

Cenário Europeu e Importância do Romantismo para a Literatura

A literatura é uma das matérias mais aclamadas pelos jovens nas escolas, suas facetas, diferenças e diferentes movimentos fazem dela uma das mais ricas e elaboradas de todo o currículo escolar. Afinal, quem não se lembra de ouvir sobre a Semana de 22, sobre a prosa e poesia, sobre o arcadismo? No entanto, um dos movimentos que mais chama a atenção dos amantes de literatura é o Romantismo. Aqui no Brasil, ele teve seu início com Suspiros Poéticos e Saudades, do escritor Gonçalves de Magalhães, e foi se desdobrando durante todo o século XIX. No entanto, para entender de verdade o Romantismo, é preciso que voltemos ao final do século XVIII, na Europa, para saber como o movimento se originou.

Cenário europeu

Na Europa, os grandes centros estavam se formando. Com isso, a burguesia começava a se mudar e, dessa maneira, delineando as classes ricas provenientes do comércio e sua forte aceleração. Com isso, a literatura passou a ser consumida por esta nova classe, que lia livros, principalmente romances. Isso também aconteceu porque a tipografia e a prensa de Gutemberg tinham acabado de aparecer, possibilitando a impressão de uma quantidade alta de livros, jornais, etc.

Na Europa o livro se tornou popular e começou a ter um grande alcance na sociedade. O romance que marcou o início desta era foi ‘Os sofrimentos do jovem Werther’, do alemão Johann Wolfgang Von Goethe, que data do ano de 1974.

A Revolução Francesa e o pensamento Iluminista pipocavam em todos os países fazendo com que as pessoas estivessem em efervescência por um movimento cheio de ideias e pensamentos tidos como modernos para a época.

Já no Brasil tínhamos também um marco importantíssimo, a Família Real Portuguesa fugia de Portugal e vinha morar na colônia em busca de refúgio. Com isso, a colônia recebeu também uma parte da burguesia portuguesa que trazia em suas bagagens, livros, jornais e uma atitude cultural intensa. Era preciso que a colônia também se desenvolvesse no campo artístico e cultural, já que a cultura europeia estava entrando de vez na vida dos colonizados e da elite que aqui já vivia.

Nós ainda éramos uma colônia com escravos negros e isso gerou fortes movimentos abolicionistas por parte dos autores românticos, devido às características do Romantismo. Esse movimento e a ascensão cultural que vivíamos também fez com que muitos movimentos de independência também começassem a ganha forma com o aumento do nacionalismo e patriotismo.

O Romantismo na Literatura

Na literatura, o Romantismo ganhou forma com a poesia lírica. O uso de metáforas também são características marcantes do período, assim como frases diretas, comparações entre nações e palavras estrangeiras. A literatura do Romantismo é aquela na qual a expressão dos sentimentos do autor são latentes, assim os escritores estão voltados para suas dores, lamentações, angústias, medos e tudo o que envolva seu mundo interior. Mas a vida passa também a ser vista com um sentimento de liberdade que impulsiona seus autores a transmitirem isso para todos os seus romances.

Os amores platônicos são também típicos do Romantismo, assim como os mistérios das mortes e acontecimentos nacionais e históricos que produzissem algum tipo de reflexão.

No Brasil, a literatura do Romantismo foi dividida em três gerações, sendo elas:

1-Primeira Geração: ela ficou conhecida como Nacionalista e ficou marcada pelos temas nacionais que eram abordados tanto na prosa, quanto na poesia. Neles, os índios eram tidos como “bons selvagens”, já que eram dóceis e se convertiam fácil para o cristianismo dos portugueses. Também conhecidos como indianistas, os autores dessa geração tinham o índio como o símbolo cultural e, por isso, sua vida era esmiuçada em suas obras. Entre os mais conhecidos autores românticos dessa primeira geração estão: Gonçalves Dias, Teixeira e Souza e Gonçalves Magalhães.

A segunda fase, ou o Mal do século, ficou, também, conhecida como ultrarromântica ou ainda Byoriana. Nela, o tema central são os males do amor, suas decepções e angústias. Por isso, as obras são marcadas pelo pessimismo, tristeza e a valorização da morte, além de uma visão de vida e social muito decadente. Por esses motivos, muitos dos autores dessa geração morreram cedo e deixaram suas tristezas impressas em seus romances. Entre os mais conhecidos estão Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

A terceira e última geração brasileira de romancistas traz consigo a vontade da luta nacional, o patriotismo. Também conhecidos por suas poesias condoreiras ou hugoana, o período é marcado pelas fortes e duras críticas sociais, sendo o mais famosos entre seus autores Castro Alves e seu Navio Negreiro.

O período do Romantismo durou no Brasil do ano de 1836, com o já falado ‘Suspiros Poéticos de Saudades’, de Gonçalves de Magalhães, até o ano de 1881, quando Machado de Assis publica a obra de maior impacto e mudança para o Realismo Brasileiro, o famoso ‘Memórias Póstumas’, de Brás Cubas.

This post was last modified on 30 de março de 2015 12:13

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024