Categorias Literatura

Gêneros Narrativos

O Gênero Narrativo vem do grego e é um estilo literário criado na Antiguidade, que significa descrever um fato real ou de ficção. Na época, ele se apresentou como uma alternativa aos outros reconhecidos como épico, dramático e lírico.

Os textos em prosa e sem rima criaram ramificações como o romance, a fábula, o conto, a novela e a crônica, que possuem suas próprias formas de contar uma história. Mas ainda assim se assemelham na sua estrutura e construção.

A Narrativa e suas divisões

No gênero narrativo tudo começa com uma história inicial chamada de enredo, que vai se modificando de acordo com um ou mais conflitos, clímax e epílogo. No início de sua criação, na Antiguidade, as narrativas eram epopeias que já possuíam personagens e uma construção de tempo e ação, mas que ainda eram compostas por versos.

O gênero se destacou por contar uma história, mesmo que a partir de fatos heroicos verdadeiros ou imaginários, com base na Mitologia. Uma das epopeias narrativas mais conhecidas da época é Ilíada e Odisseia, de Homero, que contava a Guerra de Troia.

O gênero narrativo mais próximo do atual surgiu na Era Clássica, no início da Idade Média e cujas histórias eram mais próximas a vida humana. Mesmo que a linguagem fosse da prosaica à utilização de um estilo mais rebuscado, o estilo foi criando vida e outras divisões, tais como:

1 – Novela: divide a narrativa em episódios com uma estrutura dinâmica, cujos conflitos vão surgindo e encontrando soluções ao longo da trama;

2 – Romance: a narrativa é mais longa, composta por capítulos que ajudam a enriquecer a história. Os personagens possuem conflitos que os ligam no decorrer na trama, que levam ao que descreve o tema da história. Mesmo que a divisão narrativa tenha ganhado expressão no século XVIII, ela foi criada no início da Idade Média;

3 – Fábula: tanto os personagens quanto o ambiente das narrativas de uma fábula possuem animais com ações humanas e propõem ao leitor uma mensagem ligada a moral;

4 – Conto: diferente do romance, o conto tem uma narrativa mais curta, sem uma grandiosidade de personagens e em média com apenas um conflito;

5 – Crônicas: é uma divisão muito usada no tempo contemporâneo e é composta por um texto menor, que retratam ações comuns do dia a dia. Pode envolver diversos temas, sempre usando uma linguagem mais coloquial.

Há ainda outras subdivisões como Ensaio, Lenda, Anedota, Apólogo e Parábola.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024