Categorias Literatura

Introdução, Características e Principais Autores do Neoclassicismo Brasileiro

Para entender adequadamente o que é o Neoclassicismo no Brasil é preciso fazer um recorte entre os autores árcades, que povoaram a literatura brasileira no século XVIII, com sede em Minas Gerais, e a instalação, no Rio de Janeiro, em 1816, via D. João VI, da Escola de Artes e Ofícios, fundada pela Missão Artística Francesa.

O Neoclassicismo está presente na Europa desde meados do século XVIII. Sua influência se excede à literatura, na pintura, na arquitetura e na escultura. Os temas predominantes são o resgate do padrão clássico, do pensamento filosófico e dos autores greco-romanos, além da valorização de temas relacionados à mitologia grega.

O traço importante é que a visão não é meramente reprodutora do pensamento clássico, como no classicismo. Essa nova conduta é influenciada pelo contexto filosófico da época, em que o Iluminismo se impunha como ideia dominante entre os pensadores.

Ao mesmo tempo, o Neoclassicismo se opunha à abordagem estética do Barroco, tida como extravagante, eivada pelos exageros estilísticos. O Neoclassicismo valorizava a simplicidade e pureza estética, rejeitando o rebuscamento e a dramatização excessiva.
Na pintura, era comum o uso de cores frias e a valorização da perspectiva como recurso estético, assim como na escultura as formas clássicas, com predominância do branco natural do mármore, se fizeram presentes.

Neoclassicismo no Brasil

O Neoclassicismo chegou ao Brasil ainda no século XVIII, mas como um movimento localizado. Além de estar voltada exclusivamente para a literatura, a cena neoclássica se desenvolve em Minas Gerais. A exceção é o português Santa Rita Durão, que se estabeleceu no Rio de Janeiro.

Os outros expoentes desse tímido movimento foram Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga. As obras mais conhecidas são o poema épico Caramuru (Santa Rita Durão – 1781), o Uruguai (Basílio da Gama – 1796), Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga – 1792) e Cartas Chilenas (Gonzaga-1863).

Não é difícil perceber que há um recorte nítido entre o Arcadismo literário da segunda metade do século XVIII e o Neoclassicismo trazido pela Missão Artística Francesa. O movimento, com crivo oficial, do início do século XIX, trouxe pintores que se tornaram célebres, como Debret, Rugendas e Taunay, que retrataram as cenas cotidianas do país, indígenas, manifestações culturais, paisagens e animais típicos do país.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 17:31

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023