Categorias Literatura

Literatura Atual: João Ubaldo Ribeiro, João Antônio e Carlos Heitor Cony

João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) é um dos mais premiados autores brasileiros. Jornalista, tradutor, cronista, professor e romancista, foi o titular da cadeira nº 34 da Academia Brasileira de Letras.

Entre as principais condecorações que recebeu, em 2008 foi agraciado com o Prêmio Camões, criado em parceria pelos governos de Brasil e Portugal para premiar autores que tenham contribuído de forma relevante para a composição do patrimônio cultural e literário relacionado à língua portuguesa.

As obras de maior sucesso desse baiano, de Itaparica, são: “Sargento Getúlio”, “Viva o Povo Brasileiro” e o “Sorriso do Lagarto”.
Formou-se em Direito, em 1962, pela Universidade Federal da Bahia, onde também cursou pós-graduação em Administração. Fez mestrado em Administração Pública na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Entre romances, livros de contos e crônicas, publicou mais de vinte obras, com temática diversificada, mas sempre focada em retratar aspectos da formação e da configuração social brasileira, numa abordagem que envolve naturalismo, realismo e realismo fantástico.

João Antônio

João Antônio Ferreira Filho, ou simplesmente João Antônio (1927-1996), é um personagem único na literatura brasileira. Antes de ingressar na atividade jornalística, em que teve participação na fundação da revista “Realidade”, onde escreveu o conto reportagem “Um dia no cais”, já publicara “Malagueta, Perus e Bacanaço”, um sucesso de público e crítica, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de melhor livro de contos e autor revelação.

Além da “Realidade”, atuou, também, na revista “Manchete” e no “O Pasquim”. Em sua obra, debruçou-se sobre a crítica social, já fortemente presente em “Malagueta, Perus e Bacanaço”, que lida com personagens marginais da cena urbana. Essa foi a temática de toda a sua trajetória literária.

Um traço importante da carreira literária desse autor paulista, que morreu no Rio de Janeiro, é o afastamento dos ciclos literários e a opção por viver próximo de sua matéria-prima, a parcela pária da sociedade

Carlos Heytor Cony

Carlos Heytor Cony (1926-2018), filho do jornalista Ernesto Cony Filho e Julieta Moraes Cony, é um dos mais aclamados autores da produção literária mais recente no Brasil. Fez Humanidades e Filosofia no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio de Janeiro.

O jornalismo foi sua atividade profissional desde sempre. Em 1952, iniciou como redator da Rádio Jornal do Brasil. Colaborou com o Jornal do Brasil, mas foi no Jornal da Manhã que ampliou sua atuação como redator, cronista e editor.

Depois de ter muitos problemas com o regime autoritário implementado pelo golpe militar de 1964, tendo sido preso várias vezes e passado períodos em Cuba e na Europa, deu sequência a uma carreira exitosa, que incluiu atuação como diretor de Teledramaturgia na TV Manchete. Mais recentemente, era cronista da Folha de São Paulo e comentarista da Rádio CBN.

Com os romances “Quase Memória” e “A Casa do Poeta Trágico”, ganhou, em 1996 e 1997, o prêmio “Livro do Ano”, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Com “Quase Memória”, “A Casa do Poeta Trágico” e “Romance sem palavras”, ganhou o Prêmio Jaboti. Ocupou a cadeira nº 3 da Academia Brasileira de Letras.

This post was last modified on 22 de março de 2024 23:13

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024