Categorias Literatura

Literatura Barroca: Surgimento, Características e Estilos

O Barroco foi um período que contou com manifestações de artes plásticas, música e literatura e também foi denominado de Seiscentismo, surgindo em Portugal desde meados do século XVI e persistindo até o século XVIII.

O ano de 1580 foi muito significativo para essa fase da literatura, por ser marcado pela morte de Camões e pelo fim da autonomia política de Portugal, uma vez que o rei português desapareceu na África, deixando seu sucessor, Filipe II de Espanha, no poder. O rei anexa o reino português aos seus domínios no que foi chamado de União Ibérica, e isso tornou possível que a Companhia de Jesus avançasse na região, criando uma cultura quase medieval na península, ao mesmo tempo em que o resto da Europa vivia as descobertas científicas de Galileu, Kepler e Newton. Já no Brasil o Barroco só apareceu em 1601, quando foi publicado o poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, que introduziu de forma definitiva o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira.

De acordo com alguns autores, a palavra barroco é derivada de “verruca”, do latim, que significa elevação de terreno em superfície lisa. Por isso, as pedras preciosas que tinham formatos diferentes e fugiam do comum eram chamadas de baroque. Quem criou esse nome foi o poeta italiano Giosuè Carducci, que em 1860 chamou de Barroco o estilo da época dos Seiscentos, fazendo referência às manifestações artísticas que aconteceram a partir de 1600. Porém, apesar de não ter características comuns em todas as obras, esse nome foi o utilizado pelos artistas e escritores daquela época.

As principais características da Literatura Barroca

A literatura Barroca nasce após a crise do Renascimento, que aconteceu pelas grandes divergências religiosas e as imposições feitas pela igreja Católica, além dos problemas econômicos que aconteceram por conta da decadência do comércio do Oriente. Os autores da literatura barroca desejavam a salvação de suas almas, mas eles também queriam aproveitar os prazeres do mundo, e isso criava um grande conflito com os católicos.

Esse período foi marcado pela oposição do antropocentrismo ao teocentrismo e, também, à oposição da religiosidade medieval e o paganismo do renascentismo. O barroco é o embate entre a fé e a razão, entre o espiritualismo e o materialismo.

A literatura Barroca contou com dois estilos literários, o Cultismo e o Conceptismo.

• Cultismo ou Gongorismo

Neste estilo os autores utilizavam a linguagem culta, de forma rebuscada e extravagante e usavam bastante de figuras de estilo, como a metáfora e a hipérbole. Além disso, as obras estavam ligadas à forma. Os escritores utilizavam também jogos de palavras, sob influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, por isso o nome Gongorismo.

• Conceptismo ou Quevedismo

Acontecia principalmente na prosa e caracterizava-se pelo jogo de ideias, estando ligado ao conteúdo e seguindo um raciocínio lógico. A organização das frases obedecia a uma ordem muito rigorosa, que tinha a finalidade de convencer e ensinar. Esse estilo teve grande influência do espanhol Quevedo e, por isso, foi chamado também de Quevedismo.

As figuras de linguagem na literatura Barroca

• Metáfora: comparação implícita.

Se és fogo, como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
(Gregório de Matos)

• Antítese: aparece na contradição do autor barroco, o que mostra o seu dualismo e o contraste que enxerga em quase todas as coisas.

Vista por fora é pouco apetecida
Porque aos olhos por feia é parecida;
Porém, dentro habitada
É muito bela, muito desejada,
É como a concha tosca e deslustrosa,
Que dentro cria a pérola formosa.
(Manuel Botelho de Oliveira)

• Paradoxo: aparece na junção de duas ideias contrárias em um só pensamento.

Ardor em firme Coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido.
(Gregório de Matos)

• Hipérbole: dá a ideia de grandiosidade e pompa.

É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.
(Gregório de Matos)

• Prosopopeia: dar vida a seres inanimados, personificando-os para tornar a realidade mais dinâmica.

No diamante agradou-me o forte, no cedro o incorruptível, na águia o sublime, no Leão o generoso, no Sol o excesso de Luz.
(Padre Antônio Vieira)

O maior autor da literatura Barroca no Brasil foi Gregório de Matos, que ganhou o apelido de “Boca do Inferno”. Sua poesia contava com muita sátira, termos de baixo calão e críticas à sociedade da Bahia. Em suas obras, ele abordava temas tradicionais do Barroco da Europa, como a religião. Porém, Matos, também, se destinou à lírica filosófica e explorou assuntos como o CARPE DIEM, que em latim significa “aproveite o dia”.

Outros autores brasileiros de destaque na literatura Barroca foram Padre Antônio Vieira, que atacava os vícios em sua obra e defendia as virtudes cristãs, combatia os hereges e defendia de forma aberta os índios, e Manuel Botelho de Oliveira, o autor de “Música do Parnaso”, que versava sobre os temas correntes da poesia de seu tempo.

This post was last modified on 30 de março de 2015 13:35

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024