Categorias Literatura

Literatura informativa sobre o Brasil (1500-1601)

É fato reconhecido que o primeiro movimento literário de que se tem notícia no Brasil colônia foi o barroco, presente, sobretudo, nos inspirados e vigorosos versos de Gregório de Matos.

Antes do barroco, movimento também conhecido como seiscentismo, por ter sido a tônica do século XVI, não há o que se possa reconhecer por movimento literário no Brasil.

Não obstante, tal situação não implica concluir que nada se escrevera até então, ainda que não houvesse, propriamente, o projeto artístico.

A ausência, aliás, de movimentos artísticos no Brasil colônia no primeiro século de ocupação é decorrência das próprias características dessa ocupação.

Nos primeiros cem anos de ocupação, o Brasil foi, para Portugal, uma mera colônia de exploração. Em terras brasileiras tudo que se fez foi extrair riquezas para abarrotar os cofres da Coroa portuguesa. Começou com o pau Brasil e, em seguida, a ocupação avançou para o interior em busca das pedras preciosas.

Naqueles primeiros cem anos, não houve uma política de povoamento da colônia por parte de Portugal, o que explica a ausência de movimentos literários, que só ganhariam considerável envergadura no século XIX.

Literatura informativa

Chegaram ao Brasil exploradores e jesuítas. Cultos, coube-lhes a tarefa de reportar à metrópole, por via de manuscritos, fatos relacionados à nova terra descoberta e suas peculiaridades.

Pode-se, pois, dizer que a primeira forma de literatura praticada no Brasil era produzida por portugueses, com caráter informativo e não propriamente literário, sendo a obra mais famosa a carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel.

“Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz”, diz trecho da carta de Caminha, narrando a chegada da esquadra à terra brasileira.

Destacam-se na literatura informativa sobre o Brasil, produzida nos primeiros anos após o descobrimento, as seguintes obras:

– Diálogo sobre a conversão do gentio (Padre Manuel da Nóbrega – 1556);

– Tratado da terra do Brasil e Histórias da Província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil (Pero de Magalhães Gândavo – 1576);

– Tratado descritivo do Brasil (Gabriel Soares de Souza – 1587);

– História do Brasil (Frei Vicente do Salvador (1627).

This post was last modified on 4 de abril de 2015 11:19

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024