Categorias Literatura

Modernismo – Segunda Geração: Autores e Obras; Vinícius de Moraes, Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos

O modernismo é um movimento que tem seu marco na Semana de Arte Moderna de 1922, propondo uma revolução de costumes e uma integração da produção artística brasileira às manifestações e aos fenômenos culturais locais, de modo que esses últimos estivessem representados nessa produção artística.

Do ponto de vista estético, o movimento procurou romper com as tradições artísticas, negando padrões até então aceitos pela sociedade e introduzindo estéticas como o cubismo, o surrealismo e o futurismo.

A primeira geração de modernistas é aquela surgida em 1922, que promoveu a Semana de Arte Moderna. Considera-se a primeira geração aquela que esteve no centro da produção artística entre 1922 e 1930, tendo Mário e Oswald de Andrade, Alcântara Machado, Manuel Bandeira, Heitor Villa-Lobos e Tarsila do Amaral como alguns de seus expoentes.

Segunda geração

A segunda geração de modernistas veio a aprofundar os ideais da Semana de 1922, principalmente no universo da criação literária.
Alguns dos destaques dessa geração são Vinícius de Moraes, Raquel de Queiroz e Graciliano Ramos. É considerado como “segunda geração” o grupo que ganhou notoriedade no período entre 1930 e 1945.

Vinícius de Moraes

Vinícius é, talvez, ao lado de Carlos Drummond de Andrade, o mais conhecido poeta brasileiro, tanto pela capacidade de transitar entre o clássico e o popular como pela beleza de seus poemas, pela atuação na produção de peças famosas, como Orfeu da Conceição, e pela produção musical como compositor, tendo em Tom Jobim seu maior parceiro.

Carioca, Vinícius nasceu em 1913 no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, e faleceu em 1980. Formou-se em direito na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro e estudou literatura na Universidade de Oxford, em Londres. Teve vitoriosa carreira diplomática e atuou como jornalista.

Raquel de Queiroz

Raquel de Queiroz foi a primeira mulher a conquistar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Trabalhou como jornalista, tradutora e teatróloga, mas é sua atuação como romancista que a coloca no topo da hierarquia literária brasileira, tendo escrito “O Quinze”, “Memorial de Maria Moura”, “O Galo de Ouro” e “As Três Marias”, além de produzir peças e livros de crônica.

Cearense, Raquel nasceu em 1910, na capital Fortaleza, e faleceu em 2003, em decorrência de um ataque cardíaco.

Graciliano Ramos

Nascido em 1892, esse alagoano não só é considerado um dos maiores romancistas da literatura brasileira, como também se tornou referência do realismo crítico, trazendo, por meio de sua obra, a reflexão sobre questões sociais, característica presente em “Vidas Secas” (1938), considerada sua maior obra, que lhe rendeu Prêmio da Fundação William Faulkner.

É também o autor de “São Bernardo”, “Memórias do Cárcere”, “Angústia” e diversos livros de contos e literatura infantil. Morreu no Rio e Janeiro em 1953.

This post was last modified on 6 de abril de 2015 17:52

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023