Categorias Literatura

Neomodernismo – Poesia: Características e João Cabral de Melo Neto

Como qualquer movimento literário, o Neomodernismo tem seu grande marco. Este foi o surgimento, em 1948, da revista Orfeu, em que o poeta Péricles Eugênio da Silva Ramos redigiu os princípios do movimento.

Segundo Silva Ramos, a verdadeira poesia é produzida com base na “elevação do vulgar”. Essa elevação é possível quando a temática é expressa de forma elaborada e dotada de sentimento. Em sua visão, o Modernismo original é uma aventura desprovida de disciplina.

Em razão dessa visão, o movimento resgata elementos do Parnasianismo na poesia, restaurando o rigor formal, ao mesmo tempo em que traz de volta a musicalidade do Simbolismo e incorpora a abordagem do Surrealismo.

De qualquer forma, o movimento alude ao Modernismo pela busca de uma temática genuinamente nacional. Além de Silva Ramos, destacam-se entre os neomodernistas: Ledo Ivo, Mauro Mota e Geir Campos.

Um traço do neomodernismo é a quase sistemática experiência renovadora do fazer poético, marcada pela superação das diretrizes vigente e o resgate de estéticas ora superadas. A poesia brasileira ainda seria marcada por novas experiências estéticas, essas absolutamente inovadoras, como é o caso do concretismo, que também viriam a ser criticadas, de modo que cada ir e vir da experiência artística estabelece uma nova pedra a ser incorporada ao fazer poético.

João Cabral de Melo Neto

O grande nome do neomodernismo é João Cabral de Melo Neto, que resgatou o poema como estética da dramaturgia no célebre “Morte e Vida Severina”.

O que se faz notar em sua obra, todavia, é o fato de Cabral ter elaborado uma estética única em sua poesia, traço percebido em raros momentos da literatura nacional, com Gregório de Matos Guerra e Augusto dos Anjos.

Assim como aqueles autores, Cabral é tão único que é possível identificar a sua arte em seus poemas mesmo que a ele não se faça referência.

Vida e morte

Nasceu em 1920 na cidade de Recife, filho de uma família tradicional, estudou com os irmãos maristas e passou a infância nos engenhos. Tornou-se diplomata em 1945, profissão que exerceu em Portugal e na Espanha.

Suas principais obras são: “Pedra do Sono”, “O Engenheiro”, Psicologia da Composição (1947), “O Cão sem Plumas”, “Morte e Vida Severina”, “Educação pela Pedra” e “Auto do Frade”.

A poesia de Cabral tem forte ênfase na metalinguagem, um traço típico do movimento neomodernista.

This post was last modified on 6 de abril de 2015 17:04

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023